ONG’s se reúnem para apresentar impactos sociais gerados em favelas

Print

Instituições treinadas pela metodologia da ONG Luta Pela Paz reduzem desigualdade social

A ONG Luta Pela Paz (LPP), com sede no Complexo da Maré (RJ) e em Londres, irá promover no próximo dia 03 de agosto, na Praça Pio X, no Rio de Janeiro, um encontro com sete instituições parceiras treinadas na metodologia da LPP. Através do projeto Rede Brasil, patrocinado pela Petrobras, as organizações foram capacitadas para replicarem, em suas comunidades, o eficaz método de trabalho da Luta Pela Paz. O relatório aponta que as ONG’s obtiveram impacto positivo na sua atuação com os jovens das localidades afetadas pela violência.  O documento, com os resultados alcançados pelo projeto e por cada uma das instituições, virou uma publicação que será lançada na ocasião.

As organizações sociais participantes são: Gedam (Grupo de Ação Desenvolvimento e Apoio ao Menor) de Belo Horizonte; Oela (Oficina Escola de Lutheria da Amazônia) de Manaus; Instituto Fatumbi e Arte Consciente, ambas em Salvador; PAC (Projeto Alegria da Criança) de Caucaia – CE; Pbec (Projeto do Bem – Estar Comunitário) de Fortaleza; Espaço Progredir de Nova Iguaçu – RJ. Em comum, todas atendem e acompanham jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social.

“Os resultados estão aparecendo rápido. Um exemplo é a instituição Espaço Progredir, de Nova Iguaçu, que tinha dificuldade em atrair jovens que estavam ociosos na rua e tudo mudou após a implantação do boxe e das artes marciais. Apesar de certa resistência inicial, todos os integrantes participam das aulas de Cultura e Cidadania, que busca o desenvolvimento do discurso, do pensamento crítico sobre questões da sociedade e aprendem sobre direitos e deveres de todos os cidadãos. É muito gratificante ver retornos como esse”, comemora Diana Bonar, coordenadora do Projeto Rede Brasil.

Ela também destaca que nenhuma das organizações possuía Conselho Jovem, ou seja, uma representatividade de liderança juvenil, ponto fundamental na metodologia da LPP. “Elas aprimoraram o sistema de monitoramento e avaliação profissional que mede o impacto dos projetos na vida dos jovens e de seus familiares. Com isso, os apoios começaram a surgir e duas delas já conseguiram captar recursos de empresas como Petrobras e Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos)”, ressalta.

Sobre a metodologia

A metodologia da Luta Pela Paz é construída em cima de cinco pilares: boxe e artes marciais; educação; empregabilidade; suporte social e liderança juvenil. Sempre aplicadas de forma integrada para desenvolver o potencial de jovens em comunidades afetadas pela criminalidade e violência. As organizações tiveram treinamento de uma semana na sede da LPP, na Maré, e consultoria de doze meses para adaptarem o que foi aprendido à realidade de cada comunidade.

O projeto Rede Brasil faz parte da Rede Global da Luta pela Paz que já treinou 135 organizações, de 25 países, totalizando mais de 250 mil jovens atendidos em quatro continentes.  A LPP completou, em julho, 15 anos e celebra a expansão da metodologia construída ao longo desse tempo. O projeto Rede Brasil é patrocinado pela Petrobras e o evento tem o apoio do escritório Siqueira Castro Advogados.

Local: Auditório do Escritório de Advocacia Siqueira Castro

Endereço: Praça Pio X, 15, 3º andar

Data: 03 de agosto

Horário: 09h às 13h.

Site: www.lutapelapaz.org