SECRETARIA ESPECIAL PARA AS FAVELAS COM SABOR DE FEIJÃO

Em encontro com o Governador Luiz Fernando Pezão em um Hotel no centro da cidade, pelo umas cem lideranças de favelas do município e da Baixada Fluminense ouviram seu programa de governo. Na oportunidade na minha fala (Rumba Gabriel), pedi a criação de uma Secretaria Especial paras favelas e que no seu programa a educação tenha prioridade. Ao contrário do que vem acontecendo nos governos que sucederam Leonel de Moura Brizola, onde os CIEPs era a Bandeira prioritária diante do lindo Projeto de Darci Ribeiro nos moldes do Professor Paulo Freire. Que saudade!  Segurança Pública deveria ser a última preocupação de um governo. A questão de segurança deve ficar em primeiro plano com o governo federal, o qual acabaria com a ociosidade das forças armadas e as colocariam nas fronteiras impedindo a entrada das drogas e armas que chegam facilmente nas nossas favelas. Outro projeto que precisa ser priorizado é o da legalização das drogas uma vez em prática, terminaria de vez com as mortes de policias e de  favelados. Não temos dúvidas disso. Em todas as minhas palestras nas favelas faço a seguinte pregunta: Quem sabe o nome do Secretário de Educação? Ninguém se pronuncia. Então pergunto pelo nome do Secretário de Segurança, logo harmonicamente e uníssono podemos ouvir todos pronunciando ” Beltrame”! Em seguida mando a minha máxima: PERGUNTARAM AO FAVELADO QUEM É MAIS IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE, O PROFESSOR OU O POLICIAL? O FAVELADO RESPONDEU. POLÍCIA PARA QUEM PRECISA, PROFESSOR TODOS NÓS PRECISAMOS.

Ainda na minha fala acrescentei que os orçamentos não devem ser contingenciados e que educação e saúde precisam ter os maiores orçamentos. Exemplifiquei que em 2010, um policial da UPP custava aos cofres do governo, cinco mil e quinhentos reais, quando o mínimo de um professor não passava de mil reais. Frisei ao governador que estes mesmos policiais esquecem que passaram por um concurso e que graças aos conhecimentos recebidos por estes professores puderam chegar onde chegaram. Retribuem com gás lacrimogênio, spray de pimenta e pauladas. Que diferença para o Japão, onde o Imperador tem a honra e a humildade de se curvar diante de um professor.

Agora estou peregrinando nas favelas e organizando as lideranças para a formatação do documento citado a cima para criação da Secretaria das Favelas. Estamos começando pelo Complexo do Alemão, onde reuniremos as lideranças saboreando uma suculenta feijoada. Depois repetiremos as doses na Rocinha, Complexo do Lins e claro no Jacarezinho onde os negros são maioria e o feijão com certeza ficará mais preto cor de senzala sua origem dentro do Quilombo Jacaré. Axé!

RUMBA GABRIEL