Memória dos Mártires dos Búzios: evento celebra heróis da revolução social na capital baiana

Dia Municipal em Memória dos Mártires dos Búzios”- Crédito: Divulgação

No dia 8 de novembro, Dia Municipal em Memória dos Mártires dos Búzios, será realizada em Salvador, uma audiência pública para ressaltar a história de luta pela liberdade e por direitos.

A data marca o dia da morte, no ano de 1799, dos heróis da revolução social na capital baiana, a primeira ocorrida no país com foco na abolição da escravatura, liberdade e justiça social. Na ocasião, eles foram levados da cadeia, à época instalada nos porões do atual prédio do legislativo municipal, em direção à Praça da Piedade, onde foram esquartejados.

O evento será transmitido ao vivo pela TV Cam (Canal 12.3) , pelas redes sociais do legislativo http://www.facebook.com/tveradiocam e pode ser acompanhado pela plataforma Zoom, a partir das 10 horas.

O objetivo é fortalecer a memória de João de Deus, Manuel Faustino, Lucas Dantas e Luiz Gonzaga – líderes da Revolta dos Búzios iniciada em 12 de agosto de 1798 na capital baiana – e de incentivar o legado de resistência na luta contra o racismo, pela liberdade e igualdade de direitos.

Os nomes deles foram incluídos pela presidenta Dilma Rousseff no Livro Nacional de Heróis e Heroínas da Pátria em 2011.

Heróis da revolução social na capital baiana- Crédito: Geledés

A celebração foi instituída no calendário oficial do município (Lei 9513/2020), após aprovação de projeto da vereadora Marta Rodrigues (PT).

Participação

Participam da sessão especial a pesquisadora sobre a Revolta dos Búzios, Linda Rodrigues; Gilberto Leal e Edenice Santana, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen); o cineasta Antonio Olavo, autor do documentário de longa metragem “1798 – Revolta dos Búzios”; Lígia Margarida, da Sociedade Protetora dos Desvalidos; além de representantes da Associação Cultural Manuel Faustino; da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi); da Secretaria Municipal de Reparação (Semur); a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB); da Defensoria Pública do Estado (DPE); e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba).

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Artigo anteriorO que você quer ser quando crescer?
Próximo artigoEnem 2021: assista as lives com dicas para as provas
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.