5º Banquetaço distribui mais de 400 refeições em Salvador

Crédito: Sandra Munhoz

Mingaus, lelê, farofa de cuscuz, arroz doce, mugunzá, banana cozida, café e
água mineral foram itens do cardápio servido na Praça da Piedade, em Salvador, Bahia, para mais de 400 pessoas. O evento é a 5ª edição do Banquetaço que esse ano adotou o tema “Você tem fome e sede de que?” e contou com 40 apoiadores e 100 voluntários.

Na programação, que aconteceu na última segunda-feira, 23, o Banquetaço contou com a presença de artistas com música e poesia, a distribuição de mudas de árvores, e a fala de representantes de movimentos da cozinha solidária, pescadores e pescadoras de Ilha de Maré e do movimento negro. Desde 2019 já foram realizados atos no Porto da Barra, Pelourinho, Rio Vermelho e Praça Castro Alves.

O Banquetaço é um coletivo composto pela sociedade civil em defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável. É um movimento nacional que agrega pessoas ligadas à luta contra a insegurança alimentar, promovendo banquetes públicos para sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida – no campo e na cidade. Esse ano a intenção é chamar atenção para a questão da segurança alimentar, que ainda é muito grave no Brasil, e a situação do acesso e abastecimento de água, da poluição em rios, oceanos e lençóis freáticos.

A Bahia tem cerca de 11% da sua população em situação de fome (1,7 milhão de pessoas), segundo dados do II Inquérito Nacional da Insegurança Alimentar no Brasil no Contexto
da Covid-19 (VIGISAN) realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), em 2022. Em Salvador, o Banquetaço reuniu professores e estudantes, nutricionistas, gastrônomos, cozinheiros, ativistas, produtores culturais, artistas, donos de restaurantes, movimentos sociais, sindicatos, redes e articulações, entre outros, para a produção do evento.