Dia Nacional do Teatro é celebrado em 19 de setembro

19 de setembro, é celebrado o Dia do Teatro, Lei nº 6.139/13, aprovada na Câmara dos Deputados- Foto: Geane de Oliveira

O Dia do Teatro, comemorado em 19 de setembro, é destinado a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade e, em especial, aos artistas brasileiros dessa área. A primeira forma de teatro surgiu no Oriente e era relacionada com rituais religiosos. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga e era realizado ao ar livre. A manifestação evoluiu ao longo da história, passando a ser apresentada também em locais fechados, o que acabou por elitizar seu público, devido aos altos preços dos ingressos, dificultando o acesso das parcelas mais pobres da sociedade.

Chegada do teatro no Brasil

Aqui no Brasil, a arte chegou por volta do século XVI pelo padre jesuíta Anchieta e tinha como objetivo espalhar a crença religiosa. Com a chegada da família real portuguesa, em 1808, o país conheceu o teatro como forma de entretenimento e de informação. Mas o teatro 100% nacional só surgiu em meados do século XIX e teve sua atuação principalmente no gênero cômico.

O propagador principal dessa arte pelos palcos brasileiros foi Martins Pena, por meio de suas comédias sobre o cotidiano.

Profissionais do teatro

Além de atuar, quem é desse ramo pode trabalhar em outras funções, como montagem de cenário, texto, roteiro, composição, iluminação, decoração, figurino, música e muitos outros.

O mercado de trabalho nessa área ainda é considerado pequeno e competitivo. Para se destacar no teatro, o ideal é ser desinibido, ter boa dicção, memorização e concentração. Além disso, quem trabalha com teatro deve buscar um aperfeiçoamento constante, como cursos de canto, dança, expressão corporal, comunicação e, principalmente, fazer muitas leituras para que a dicção e entonações se tornem mais fluente.

Apesar de todas as dificuldades que essa área possa apresentar, vale a pena o investimento. Ser ator ou atriz é ir na contra mão. É ouvir a vida inteira que arte não é profissão. É ter que fazer um “vestibular” quase todo dia como provação. É querer os aplausos muito mais do que uma comissão.

Romance, tragédia, drama, comédia, monólogo ou musical, independentemente do estilo, os espetáculos sempre despertam sentimentos imediatos no público.