Wakanda Streamers: inclusão digital e empreendedorismo na comunidade negra

Crédito:João Guilherme "Hermittlol"

O mundo virtual não é tão diferente do que muitos imaginam, a conexão também não é tão rasa como alguns acreditam, ela também é seletiva e discriminatória, assim como na chamada “vida real”.

Mesmo com o país formado por sua maioria negra, os números comprovam que o espaço dado é apenas para minoria branca, a elite, que não mede esforços para que tudo continue como está.

E no cenário dos games, influencers, streamers, ou em qualquer outro espaço voltado para o público em geral, o que se vê é a hegemonia branca.

Mudar esse quadro não será fácil, e com objetivo de conectar influenciadores negros de diversas áreas que o Wankanda Streams foi criado, em 2018 por Tales (TalixXGamer), com um propósito necessário, o de juntar toda essa galera preta.

Tales Porphirio de 35 anos é da capital do Rio de Janeiro, formado em Letras: Português-Latim pela UFRJ, concluiu licenciatura, mas não chegou a exercer o magistério, pois se tornou servidor público logo após a conclusão da licenciatura, (atividade profissional exercida atualmente).

Crédito: Viviane Cruz

Antes mesmo de começar a “stremar”, TalixX abriu o site da plataforma e percebeu que no mundo virtual as coisas são idênticas ao real, “não havia ninguém igual a mim naquela tela, era mais um espaço para eu ser deixado de lado. Comecei a procurar outros streamers pretos e só encontrei alguns estrangeiros. Resolvi arriscar e streamar mesmo assim. Porém sempre buscando streamers pretos. Como era uma tarefa difícil, iniciei uma lista de nomes e sempre com vontade de reunir e integrar essas pessoas (embora não passassem de 5 na época) e um nome feminino demorou muito para aparecer”, declarou TalixX.

E assim nasceu o projeto Wakanda Streamers.

Incertezas e inseguranças são sentimentos que acompanham sempre que um negro tenta tomar qualquer iniciativa e com o streamer não foi diferente. A falta de ferramentas, preparo, experiência e conhecimento não impediram TalixX de continuar tentando, pois ele sempre soube o que queria, “Eu só sabia que tinha que confiar, respirar e continuar fazendo a minha parte. E então eu continuei”, disse Talix.

“Quantos streamers negros você conhece?”

E com o intuito de gerar reflexões e debater sobre tema tão importante quanto esse, ele lançou a pergunta “quantos streamers negros você conhece?” E foi nessa etapa que ele conheceu o Vinícius (Vinizera) e o trouxe para o projeto, gerando grande impulsionamento para o Wakanda Streamers.

“Nós conversávamos diariamente e Vini demonstrava imensa identificação e empolgação com o projeto, sempre se colocando à disposição para o que fosse necessário. Apesar de eu ter planos mais calmos para o desenrolar das etapas, percebi que a necessidade do Vini era a necessidade de muitos (inclusive a minha)”, declarou TalixX

Nesse momento ele, percebeu que já não estava mais sozinho e no dia 19 de agosto de 2019, junto com vini, criaram as redes sociais e começaram a correr atrás de divulgação e enviando mensagens em todos os meios. E nesse mesmo dia foi lançado no twitter a enquete, “Quantos streamers negros você conhece?”, obtendo um alcance de 3 mil votos e devido à divulgação de Vini eles foram retwittados por ótimos influenciadores e até conseguiram o impulsionamento do rapper Emicida, atraindo ainda mais atenção para o projeto.

O teste do pescoço e a chegada da comunidade preta.

Como dito no decorrer esse texto, a chegada da comunidade preta em qualquer ambiente nunca é fácil e nunca será, pois em todos os ambientes existem aqueles que sempre vão preferir se eximir de qualquer pauta racial, e no cenário virtual é extremamente delicado e até pior.

Não é só questão financeira, é preciso ter coragem para ocupar espaços, e muita autoestima. O teste do pescoço também é aplicado aos ambientes virtuais e na maioria das vezes fere até mais, devido a exposição ao público potencialmente maior e mais cruel e segundo TalixX, “no mundo dos games, por exemplo, há uma grande comunidade tóxica (acredito que isso envolve muitas questões emocionais, que acabam sendo deixadas de lado, já que nossa cultura é de formar o indivíduo para o mercado de trabalho, então temos no universo gamer muitos jovens com educação técnica, porém não moral).”

Dias atuais.

Atualmente a Wakanda Streamers conta com uma equipe de decisão formada por 4 pessoas: Mariana Dutra (MadMaryXD), Vinícius Oliveira (TheVinizera), Tadeu Macena (XVelhoX) e Tales Porphirio (TalixXGamer). No mesmo dia em que foi criado as redes sociais, Vini solicitou a inserção de Tadeu, então foi criado o grupo no whatsapp.

Aqui, é importante pontuar a compreensão e o respeito com relação aos motivos pessoas e já houve momentos em que eles tiveram que se afastar ao mesmo tempo, mas sabendo que em algum momento voltaria, “Não adianta fazer pressão, colocar estresse, apressar além do limite. Cada um tem sua correria pessoal, profissional, família, etc. Temos que respeitar isso” afirmou TalixX.

No dia 5 de abril de 2020, devido a diversas interações do Vini através do perfil do projeto, o músico Rashid seguiu o perfil do projeto no Twitter, o que também chamou bastante atenção de várias pessoas.

Os dias 16 e 17 de abril foram de extrema importância, pois TalixX conseguiu ferramentas para divulgação automática de lives no Twitter, além do surgimento de novas ideias, criação do Wakanda Black Chat, um grupo no Whatsapp para receber toda a comunidade preta.

No dia 17, Mariana foi inserida ao grupo do staff (líderes), algo que ambos já queriam a bastante tempo.

“Mari, Vini e Tadeu são 3 pilares essenciais no projeto. A correria deles e zelo pelo projeto é incomparável, declarou TalixX.

Criadores de Conteúdo.

“Todos da comunidade preta recebem tag de profissão, plataforma de produção, conteúdo produzido, entre outros. Com isso ficará mais fácil detectar quem produz conteúdo gamer, quem trabalha com maquiagem, cabelo, pintura, desenho, edição de vídeo, podcast, música, jornalismo, psicologia, ensino, fotografia, etc. A intenção é gerar um grande espaço virtual e funcional para a comunidade preta, onde podemos conectar a oferta à demanda dentro da própria comunidade”, informou TalixX

O intuito é não apenas captar recursos externos, mas fazer com que a moeda gire primeiro dentro da comunidade preta, antes de sair, o que favorecerá muitas profissionais pretas, que no dia a dia já são geralmente excluídas.

Quando perguntado sobre restrição de conteúdo e gênero, assuntos muito importantes dentro do mundo não só virtual, já que são lutas que andam juntas, TalixX disse: “A Wakanda Streamers não faz restrição de gênero. Muito pelo contrário, o convite é aberto a toda a comunidade preta sem distinção. Não há crescimento sem conhecimento e principalmente sem respeito.”

Plano Upgrade.

“Queremos uma comunidade livre para criar e divulgar seu trabalho de forma saudável e eficaz. Contaremos ainda com um Plano Upgrade, onde criadores receberão peças e equipamentos que melhorem seus trabalhos. Em contrapartida, será necessário que os interessados passem por uma formação que envolverá orientação jurídica, psicológica/emocional e pedagógica,” declarou TalixX.

Crédito:João Guilherme “Hermittlol”

E é importante, destacar que a parte pedagógica será dividida em alguns segmentos para que seja possível contemplar áreas como: técnicas de equipamentos para criação de conteúdo, história e cultura preta, feminismo preto (na verdade Mulherismo Africana), masculinidades, cultura LGBTQIA+ e introdução à LIBRAS.

O Streamer acredita que agora o cenário é completamente diferente, “tenho plena ciência de que tudo isso pode parecer apenas um sonho. Mas toda essa estrutura é perfeitamente possível e irá acontecer. Em 2018 eu estava sozinho, cheio e incertezas e insegurança. Agora o cenário é completamente diferente e a maior certeza é de que a única opção para o projeto é atingir os objetivos com sucesso’, finalizou TalixX.