Violência contra a mulher é tema de espetáculo internacional na Maré

Espetáculo Efêmera. (Créditos: Alex Brenner)

Para marcar o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, 25, a peça britânica Efêmera será apresentada no Centro de Artes da Maré na próxima sexta, 24. O espetáculo é estrelado por Gaël Le Cornec e Rosie McPherson e foi criado a partir de depoimentos reais de mulheres brasileiras vítimas de violência, colhidos durante uma pesquisa realizada em Londres. A entrada é gratuita.

Efêmera faz parte da segunda fase do projeto ‘Cidades justas, saudáveis e seguras: Perspectivas transnacionais sobre violência urbana contra mulheres e meninas no Rio de Janeiro e em Londres’. A peça busca revelar e conscientizar sobre a diversidade das narrativas envolvendo mulheres dentro de territórios marcados pela violência: seu potencial de protagonismo e capacidade de resistência através de apresentações teatrais.

A violência contra as mulheres é recorrente e presente em muitos países. No Brasil, cerca de 15 mulheres são assassinadas por homens diariamente. Nas últimas três décadas, foram cerca de 92 mil, o que representa um aumento de 230% entre 1980 e 2010. A situação no Rio de Janeiro não é menos alarmante: 17 mulheres morrem todos os dias. O projeto ‘Cidades justas, saudáveis e seguras’ explora a natureza da violência urbana contra mulheres e meninas através de uma pesquisa comunitária simultânea na comunidade brasileira em Londres e na maior favela do Rio de Janeiro, o Complexo da Maré.

Com pesquisas, grupos de discussão, depoimentos e entrevistas, o projeto quer descobrir como as mulheres vivenciam a violência em dois territórios tão diferentes. Ele examina o que causa a violência e avalia os fatores de risco relacionados a viver no Rio de Janeiro e em Londres. A pesquisa acadêmica foi realizada com financiamento do Economic and Social Research Council (ESRC) e Newton Fund. A de Londres foi dirigida pela Dr Cathy McIlwaine (Kings College) e Paul Heritage (Queen Mary University of London), em parceria com a People’s Palace Projects e a Latin American Women’s Rights Service (LAWRS). A do Rio de Janeiro pela Miriam Krenzinger (UFRJ) e Eliana Sousa (Redes da Maré).

A peça Efêmera estreou na capital britânica no mês de outubro durante o Casa Festival e chega ao Rio para duas únicas performances. Além do Centro de Artes da Maré, também está programada uma apresentação na Sede das Cias, na Lapa, em 25 de novembro. As sessões são seguidas de debate.

 

Serviço:
Espetáculo Efêmera
Data: 24 de novembro, às 20h
Endereço: Centro de Artes da Maré (R. Bittencourt Sampaio, 181, Maré, Rio de Janeiro – RJ)
Entrada franca.