Vida na periferia é tema de talk show no YouTube

Créditos: Divulgação

Futebol seguido de churrasco no campinho de areia aos domingos, ônibus lotado na hora do rush, a soneca depois do combo virar laje + feijoada: só quem vive no subúrbio conhece esses pequenos prazeres (e dores). O comunicador faz-tudo Wesley Brasil que o diga. Nascido e criado em São João de Meriti, ele agora aplica sua vivência no talk show ‘O Tal Show’, programa independente de entrevistas, disponível no YouTube, que retrata a vida na periferia.

Gravado em fevereiro deste ano no Teatro Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu (RJ), ‘O Tal Show’ escancara histórias e sentimentos do subúrbio carioca. O programa promove um debate sobre a vida no perifa, suas delícias e mazelas. A primeira temporada de ‘O Tal Show’ conta com seis episódios, e recebeu convidados como o grafiteiro e fundador do Meeting Of Favela Carlos Bobi, o campeão da Batalha do Real 2016 Xan e o grupo de funk Os Descolados.

Com referências que vão desde o clássico programa de entrevistas ‘Provocações’, apresentado por Antônio Abujamra na TV Cultura até seu falecimento em 2015, até o canal ‘Mas poxa vida’, de PC Siqueira, o programa narra histórias que poderiam ser trágicas, mas terminaram hilárias, como a quase prisão dos Descolados por tráfico internacional de drogas. “‘O Tal Show’ surgiu da minha inquietação com o conteúdo oferecido tanto na TV quanto no YouTube – ao invés de só reclamar, eu resolvi meter a mão na massa e fazer meu próprio programa”, conta Wesley, que tem em seu currículo experiências na GloboNews e na produção de eventos como Beco Festival.

Além da ideia inovadora, o talk show foi produzido inteiramente com recursos próprios, além do amor e paciência de amigos. Wesley Brasil assina a edição, direção e até a cenografia. A captação de imagens foi realizada pela produtora Pitanga Audiovisual, com assistência do fotógrafo Ramiro Lucena. Os rappers Inbute e Einstein NRC também atuaram nos bastidores e a música é assinada por Dree Beatmaker. O apresentador e diretor espera realizar a segunda temporada em breve no mesmo formato, também em um teatro, mas com bilheteria. “Essa é minha praia: produzir entretenimento com mensagem”, resume.

Todos os episódios de ‘O Tal Show’ já estão disponíveis no YouTube.

 

Site da Baixada: ‘um ciclo que se encerrou’

Wesley Brasil é bastante conhecido por ter sido o editor-chefe do Site da Baixada, um dos primeiros portais a falar exclusivamente da Baixada Fluminense. Criado em novembro de 2006, o veículo encerrou suas atividades no início de julho depois de se tornar referência na região e acumular mais de três milhões de acessos. Para o fundador, ele acabou no momento em que precisava.

– Foram dez anos e percebi que um ciclo se encerrou. O SB nunca deu certo financeiramente. Ele cumpriu seu papel enquanto veículo de notícias e enquanto canal pra cobrança do poder público. Mas hoje temos muitos veículos e coletivos midiáticos pela Baixada. São jovens que escrevem, fotografam, filmam. Não vi mais sentido na existência do portal, já que em vários momentos me vi sozinho mantendo aquilo tudo, explica ele, que agora investe no YouTube como plataforma de conteúdo, onde acumula mais de 200 mil visualizações em seu canal de vídeos.