Uma pequena análise sobre a questão da maioridade penal

FILOSOFIA-MAIORIDADE PENAL

Eu acredito que as coisas estão muito erradas e antes de pensarmos em botar ou não menores na cadeia devemos analisar outros processos. Vejamos:

A educação está cada vez pior. As universidades estão formando robôs alienados, faculdades fecham ou entram em greve. Isso é uma questão vinda da decadência de como está a situação estudantil do país. Além do mais, além de achar a educação primordial para quaisquer ser humano, creio que a questão da maioridade penal perde totalmente a relevância se avançarmos para outros viés.

Outra questão: a situação do sistema carcerário brasileiro. Sim, escola pra bandido sim! Um menino de 16 anos convivendo com um cara de 40, não tem como ser a favor disso. Por onde anda o processo útil e válido educacional para que um jovem possa exercer uma profissão numa educação que precisa ser revista? Não seria interessante constatar que a educação no país está pra lá de lamentável? Que desde o primário um aluno não aprende a ser um cidadão de bem e acha tudo uma perda de tempo e vai pra vida criminal? Pela lei, se vocês estão atentos, um menino de 16 anos – se essa lei for aprovada, ele não conviverá com um bandido que tem uma extensa vida no crime. Porém, será que esse novo sistema implantado – ou se será implantado, será revisto? Será que esses meninos sairão melhores?

Outra questão: quem é  a favor da maioridade penal, sabe que lugar de bandido é na cadeia. Ninguém disse o contrário. Estamos cansados de levar facadas, levar tiros sem termos culpa de nada. Porém, veja o histórico da maioria dos bandidos – digo maioria, cada caso é um caso. Existem exceções do tipo: nasci pobre e virei um empresário, mas todos nós sabemos que isso é caso raro.

Eu tenho duas educadoras dentro da minha casa e uma em atividade. Atividade mesmo. E o que elas buscam é a melhoria na educação. Que eu digo mais: começa em casa. As famílias estão nascendo desestruturadas. O que automaticamente levam pessoas ao crime.

Pra finalizar, estou em cima do muro. Porque a questão vai muito além da maioridade penal. Vai com base nas questões que eu citei ai em cima e muitas outras que vocês podem acrescentar. Eu sou a favor de uma educação de qualidade. Eu sou a favor da reforma política. Eu quero ver os moleques estudando e jogando bola como eu cresci. E não assaltando pessoas e matando a facadas. A luta é pela igualdade. Essa desigualdade social – política e econômica exorbitante é o que faz com que dezenas de jovens passem para um mundo criminal. “Ah, mas eu tenho um Iphone e fui roubado, não posso ter um Iphone porque um moleque não pode…?” Finalizo o texto com o seguinte pensamento: Tem moleques comendo lixo nas ruas, você já comeu lixo ou sabe como é viver na rua alguma vez na sua vida?