Turismo cultural no bairro imperial de São Cristóvão

Uma viagem pela história e cultura do Bairro Imperial de São Cristóvão

No roteiro, três museus, dois centros culturais e o Club de Regatas Vasco da Gama.

A entrada é franca em todas as atrações.

18 e 19 de maio – 10h às 16h – Saídas da Quinta da Boa Vista

Um passeio pela história e pela cultura do Brasil, mas de uma forma interessante, descontraída e criativa é o que proporciona o “Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão”. Em sua quinta edição, o circuito acontece, no fim de semana dos dias 18 e 19 de maio, pelo famoso bairro da Zona Norte que abriga diversas instituições científico-culturais de grande importância histórica. As atividades são totalmente gratuitas e voltadas para públicos de todas as idades.

O ponto de partida acontece na Quinta da Boa Vista. Entre 10h e 16h, ônibus sairão do parque com destino às instituições culturais do bairro, como o Museu Nacional, o Museu Militar Conde de Linhares, o 1° Batalhão de Guardas, o Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil, o Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Club de Regatas Vasco da Gama. Em todas as instituições participantes, acontecerão atividades especiais no final de semana do evento.

O Turismo Cultural encerra as atividades da 11ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema, neste ano, “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, o evento acontece de 13 a 19 de maio, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O objetivo é mobilizar os museus brasileiros com programações em torno de um mesmo tema. No total, 1.252 instituições vão participar da temporada 2013, organizando 3.911 atividades em 535 municípios de todo o país – incluindo o Distrito Federal.

O PROJETO

Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão é um projeto desenvolvido desde 2009, idealizado e realizado pela Câmara Comunitária juntamente com Instituições de grande relevância histórica: Museu Nacional/UFRJ, Museu Militar Conde de Linhares, 1º Batalhão de Guardas – Batalhão do Imperador, Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil, Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST e Club de Regatas Vasco da Gama.

O evento é um roteiro cultural que tem como ponto de partida a Quinta da Boa Vista, de onde saem ônibus gratuitos que circulam por todas as instituições participantes. Durante o trajeto, o visitante escolhe seu próprio roteiro, visitando os locais de seu maior interesse. Ao sair de cada instituição, embarca novamente nos veículos identificados.

Esta atividade tem como objetivos:

ü  Oferecer à população uma programação acessível, com valor científico, histórico e cultural.

ü  Favorecer o reconhecimento do potencial turístico, da atratividade, da pluralidade cultural e da diversidade do Bairro Imperial de São Cristóvão.

ü  Estimular o acesso aos equipamentos culturais sediados no Bairro imperial de São Cristóvão, possibilitando a integração desses espaços através de transporte e visitação gratuita.

ü  Reforçar a manutenção de uma sólida rede de relações entre as Instituições do bairro.

Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão tem sido um sucesso absoluto de público, estimado em 50.000 pessoas só na edição de 2012. Esta ação possibilitou aos visitantes o acesso e o conhecimento da história, ciência e cultura do nosso País, além de contribuir para a revitalização do Bairro Imperial de São Cristóvão.

A PROGRAMAÇÃO

Museu Nacional/UFRJ

Quinta da Boa Vista. Dias 18 e 19, das 10 às 16h

Visitas mediadas pelas exposições de Arqueologia Brasileira, Etnologia Indígena, Egito Antigo, Evolução da Vida, Culturas Mediterrâneas, Pompéia e Herculano, Arqueologia Pré-Colombiana. Destaque para a inauguração da exposição “Caminho das Lanternas”, contando parte da história dos transportes e da urbanização do Rio de Janeiro Imperial.

Museu de Astronomia e Ciências Afins

Rua General Bruce, 586. Dia 18 das 10h às 20h e dia 19 das 10h às 17h.

Venha conhecer o conjunto arquitetônico e histórico do MAST, o Sistema Solar em escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do museu. A observação do céu, uma das principais atrações do MAST, acontece no sábado das 17h30 às 20h, por isso será disponibilizado transporte gratuito para a estação de metrô de São Cristóvão.

Museu Militar Conde de Linhares

Av. Pedro II, 383. Dias 18 e 19 das 10 às 17h

Visitação aos Salões de Exposições Permanentes do Museu, destacando-se as exposições de blindados, canhões antigos, armamento leve e viaturas.

1º Batalhão de Guardas

Avenida Pedro II, 158. Dias 18 e 19 das 10 às 16h

Visitação ao Espaço Cultural Granadeiros do Imperador. Apresentação da Banda Sinfônica do 1º BG (11h30, 13h30 e 16h)

Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil

Campo de São Cristóvão, 114. Dias 18 e 19 das 10 às 16h

Visitas mediadas às exposições e Câmaras Filosóficas. Destaque para as obras em exposição temporária dos Artistas Plásticos Rosângela Eloy e Alberto Giunta “Uma viagem pela história, ciência e cultura de nossa cidade”. Apresentação da peça teatral “O Fantasma de Jaques DeMolay” às 14h (duração 20 minutos).

Club de Regatas Vasco da Gama

Rua Gal. Almério de Moura, 131. Dia 18 e 19, das 10h às16h.

Visitas pelos seguintes pontos do clube: social, tribuna de honra, sala de troféus, vista do campo de futebol, parque aquático e capela. O estatuto do clube veta o acesso em suas dependências com vestimenta de qualquer outro clube do Brasil.

SERVIÇO

Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão

Dias 18 e 19 de maio 2013

De 10h às 16h

Fonte:  Assessoria de Imprensa Museu Nacional/UFRJ.

Turismo_Cultural[3]_Museu_Nacional_UFRJz