Time de peladeiros na final da Copa do Mundo

Competição chega às quartas de final neste sábado (31/5) com oito galeras das quatro regiões do Rio de Janeiro

 peladeiro

No último final de semana foram disputadas as oitavas de final da Copa Oi Galera. A competição que começou com 32 times de pelada, tradicionais nos bairros cariocas, segue agora com apenas oito times, que sonham com o prêmio mais esperado de suas vidas: ingressos de camarote para a final da Copa do Mundo FIFA 2014, no Maracanã, dia 13 de julho.
Os jogos que aconteceram nos campos 7 e 8 do Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, foram recheados de emoção. E prometem seguir assim no próximo final de semana. No sábado (31/5), acontecerão os jogos das quartas de fina e, já no domingo (1/6), serão as semifinais, sempre começando às 10h.


Os dois maiores destaques das oitavas de final foram a maior goleada desta fase, 8 a 1 aplicados pelo Barcelona F.C., uma galera boa de bola do bairro de Acari, e os dois gols de Andrej Luigi, do time tijucano do Panela FC, formado por estudantes de engenharia da PUC e UFRJ. Com eles, Andrej chegou a artilharia do campeonato com 9 gols, ao lado de Victor de Lima (foto), camisa 10 do time Cantão Tavares, formado por meninos da comunidade de Tavares Bastos, no Centro.


Veja os destaques dos oito times que seguiram em frente na Copa Oi Galera:

Jogo 1 – 10h – Barcelona F.C. x Sapo de Camará

Barcelona F.C.: equipe do bairro de Acari, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Passou para as quartas de final com a maior goleada das oitavas, 8 a 1. É capitaneada por Moisés Nascimento, de 43 anos, e que há 27 está ligado ao futebol. Moisés foi ex-jogador de Flamengo, Vasco e seleções brasileiras de base. Atualmente é auxiliar técnico do C.A. Barra da Tijuca, que está no triangular final da Série B do Campeonato Carioca, brigando pelo acesso à Série A de 2015. É reconhecido em seu bairro como um líder cultural e esportivo.

Sapo de Camará: equipe do bairro de Senador Camará, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Passou para as quartas de final em uma disputa emocionante no shoot out após empatar no tempo regulamentar. É capitaneada por Lúcio Orlando, de 26 anos. Apesar de jovem, é um ativista cultural de seu bairro. Seu principal objetivo é mostrar para as crianças do bairro que o esporte é a melhor saída contra a violência que lá existe.

Jogo 2 – 11h – Cantão Tavares x Pai do Seu Neném

Cantão Tavares: equipe da comunidade Tavares Bastos, no bairro do Catete, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Chegou às quartas de final após uma goleada de 6 a 2 sobre uma das equipes mais fortes do campeonato, o IBMEC Barra, mostrando que é um dos favoritos ao título. O técnico do time, André, é o coordenador da Liga de Futebol do Aterro do Flamengo. Como a comunidade Tavares Bastos fica próxima ao aterro, o time promete levar uma galera de mais de 100 pessoas para torcer por ele no próximo sábado. Além de um bom conjunto, a equipe tem o artilheiro do campeonato, Victor de Lima, que além de ser chamado de Vitinho pelos companheiros, é parecido com amigo homônimo que defendia o Botafogo e atualmente está no futebol russo.

Pai do Seu Neném: equipe do bairro de Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio de Janeiro. É capitaneada por Eduardo Reis, de 22 anos. Ele é diretor da torcida organizada do Flamengo, Raça Rubro Negra, mas, ao contrário do que se espera, tem uma conduta que nada se compara às violentas facções de torcedores. Procura sempre a paz e preza pela união dos amigos de seu bairro. Formou o Pai do Seu Neném com o intuito de reunir os amigos para fazerem o que mais gostam, que é jogar bola.

Jogo 3 – 12h – Só Canelas x Panela F.C.

Só Canelas: equipe do bairro de Cachambi, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Já tem vários títulos conquistados em campeonatos de futebol amador. É o destaque da competição como a galera que tem a torcida mais animada. Em todos os jogos quase 20 meninas, entre amigas e namoradas, vão aos jogos com camisa da torcida “Só Caneletes”, bandeirão e tudo mais.

Panela F.C.: equipe do bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. É formada por atletas dos bairros da Tijuca e da zona sul, todos estudantes de engenharia da PUC e UFRJ. Tem três artilheiros entre os quatro primeiros, o ataque mais positivo da competição (33 gols) e também a defesa menos vazada junto com o Cantão Tavare Bastos, ambos com apenas quatro gols sofridos até o momento. Um dos artilheiros do time e do campeonato, inclusive, é o capitão Felipe Evaristo, de 20 anos. Ao contrário de todos os outros 31 times inscritos, o Panela F.C. não existia. Ele foi criado somente para a disputa da Copa Oi Galera quando Felipe soube que a premiação da competição eram ingressos para a final da Copa do Mundo no Maracanã.

Jogo 4 – 13h – Tucanos F.C. x Sub-20

Tucanos F.C.: equipe do bairro de Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro. É capitaneada por Rafael Zolly, de 30 anos, ator que já fez participações em novelas e séries da TV Globo. Atualmente, ele trabalha como cabelereiro para ajudar no orçamento e poder pagar seus estudos como ator. O Tucanos F.C. é uma equipe que preza muito ajudar o bairro de Guadalupe. Sempre promove jogos beneficentes com o intuito de ajudar crianças carentes, idosos e os que mais necessitam. Possuem uma organização diferente dos demais times inscritos, com um presidente e corpo diretivo. É a equipe com mais gols sofridos até o momento: 17 no total. 

Sub-20: equipe do morro Santa Marta, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Seu capitão é Leandro Britto, de 27 anos, nascido e criado na comunidade do Santa Marta. Já fez teste para jogar no Flamengo, Botafogo, Fluminense, Madureira e Olaria, mas nunca passou. Desde os 14 anos trabalha como ajudante do professor do projeto de percussão que existe na comunidade. Hoje é professor desse projeto e está no Sub-20 desde sua fundação, há 12 anos. Ao longo dos anos, o Sub-20 disputou diversos campeonatos de futebol amador e já conquistou mais de 20 títulos.

Crédito da foto: Caetano Manenti/Copa Oi Galera. Para salvá-la em alta resolução, clique com o botão direito do mouse e depois em Salvar Como.

A Copa Oi Galera

A Oi é patrocinadora da Copa Oi Galera, um torneio de Futebol 7 amador onde o grande prêmio da equipe campeã será assistir à final da Copa do Mundo FIFA 2014, dia 13 de julho, no Maracanã. Os ingressos serão cedidos pela própria Oi, que é uma das empresas patrocinadoras do Mundial. Trinta e duas galeras foram divididas em oito grupos de quatro equipes, e os dois melhores de cada chave se classificarão para as oitavas de final, seguindo as etapas até a decisão.


A Copa Oi Galera foi idealizada e vem sendo realizada pela empresa Rio de Negócios. Seu objetivo ao pensar na competição não foi apenas juntar 32 times para jogar mais um torneio de futebol society, mas sim fazer com que o esporte fosse o meio para potencializar a união entre jovens moradores do Rio de Janeiro. Incentivá-los a usar o que está em suas mãos para conquistar reconhecimento dentro das suas redes, nas quatro regiões da Cidade Maravilhosa, Zona Sul, Norte, Oeste e Centro.


Os capitães de cada equipe foram escolhidos por recrutadores antenados que são referência para jovens moradores de diferentes regiões e bairros da cidade. Fez parte da função capitães incentivar a conectividade entre as galeras através dos recursos digitais e alimentar sua equipe com o desejo de fazer parte desse momento importante, usando o futebol como ferramenta de união de conhecimentos e experiências.


Todos os jogos da fase de grupos e das etapas eliminatórias serão realizados nos campo 7 e 8 do Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, sempre a partir das 10h. Somente a grande final mudará de palco. Ser no Parque Madureira, na zona norte carioca, no dia 8/6, domingo, uma semana antes da abertura da Copa do Mundo. Será um dia de muitas atividades e com um grande show de encerramento. O Encontro das Galeras começará às 10h e a grande decisão está marcada para logo em seguida.


As equipes foram formadas por 16 integrantes, sendo 1 treinador, 1 capitão e 14 atletas. A idade dos jogadores foi de 16 a 25 anos, com a permissão de poderem ser inscritos até três atletas fora dessa faixa etria. Não foi permitido nenhum atleta federado, seja no futebol de campo, futsal ou Futebol 7. As regras serão as mesmas utilizadas pela Federação de Futebol 7 do Rio de Janeiro.


A Copa Oi Galera é o segundo grande projeto da marca Oi Galera após o lançamento do plano, em setembro do ano passado, no Rock in Rio. A empresa também patrocina o 32º torneio Intercolegial Oi Galera, em parceria com o jornal O Globo.


A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a eventos, equipes e atletas, e também por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, que faz parcerias com organizações no-governamentais para estimular a prática esportiva em comunidades de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).


SERVIÇO

Competição: Copa Oi Galera

Datas:
– 17 (sáb), 18 (dom) e 24/5 (sáb): FASE DE GRUPOS
– 25/5 (dom): OITAVAS
– 31/5 (sáb): QUARTAS
– 1/6 (dom): SEMIS
– 8/6 (dom): FINAL

Local:
– Fase de grupos até semifinal: Aterro do Flamengo, campos 7 e 8 (em frente ao Palácio da República)
– Final: Parque Madureira

Horários:
– Fase de grupos: de 10h às 19h
– Oitavas: 10h às 19h
– Quartas: 10h às 15h
– Semis: 10h às 13h
– Final: a partir das 10h

Copa Oi Galera na rede
– Hotsite: www.copaoigalera.com.br
– Facebook: facebook.com/oigalera
– Instagram: não temos canal oficial, somente as tags: #copaoigalera e #oigalera

O Plano Oi Galera

O plano Oi Galera foi desenhado com foco no acesso à Internet e envio de SMS, serviços identificados como preferências do público jovem, além de ligações. O conceito é baseado no “poder da rede”. Pesquisas realizadas com o público-alvo mostram que a socialização está no centro da vida do jovem. É através da força do grupo que os jovens conseguem concretizar as experiências que tanto valorizam, como combinar viagens, festas e outras atividades. E o celular é uma peça fundamental para articular a conectividade e a mobilidade de que necessitam. O Oi Galera vem tangibilizar a iniciativa de estabelecer uma conexão com o jovem a partir do reconhecimento e da valorização da rede de pessoas.


Para criar o Oi Galera, a companhia realizou diversas pesquisas envolvendo o público externo e os colaboradores mais jovens da companhia, para entender as suas necessidades, identificando uma galera com valores, percepções e hábitos de consumo próprios vinculados à conectividade e ao compartilhamento de experiências.


Toda a comunicação e as ações preparadas para o Oi Galera são desenvolvidas exclusivamente para um público que vem conquistando seu espaço com atitude, criatividade e, acima de tudo, com desejo e necessidade de se comunicar.


O plano tem a web como principal espaço de relacionamento com o cliente, oferecendo explicações sobre conteúdo e serviços. Alma dos canais de atendimento tradicionais, os jovens podem tirar dúvidas de forma ágil e dinâmica sobre o plano e suas funcionalidades pelo Twitter (@oigaleraatende), Facebook (apps.facebook.com/oigalera) e por meio de um chat online disponível no oigalera.com.br. A companhia também selecionou um grupo de atendentes, todos entre 18 e 25 anos, que passaram por treinamento de linguagem para se adequarem à forma como o público jovem se comunica e ganharem identificação com esses clientes.


Mais informações sobre o Oi Galera e a oferta Oi Eu Tô na Copa estão disponíveis no site: www.oi.com.br/oigalera


Conheça a Rio de Negócios

A Rio de Negócios é uma empresa de projetos que atua nos setores da economia criativa. Pensamos a cidade e suas interações a fim de entender as suas dinâmicas socioculturais e processar as demandas desse contexto. O objetivo é oferecer soluções únicas e experiências inovadoras para clientes, parceiros e público. O que nos motiva é trabalhar por um novo patamar no desenvolvimento de projetos em cultura, esporte e entretenimento. O que nos inspira é a cidade em que vivemos.


O Rio de rua e boemia, de música e carnaval, de esporte e potencial olímpico. O Rio de inovação e criatividade.


A Copa Oi Galera é um projeto incentivado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, chancelado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua Secretaria Estadual de Esporte e Lazer.