Solidariedade e resistência nas peladas no Alemão

Grupos de peladeiros se reúnem para confraternizar e praticar a solidariedade no Campo do Sargento. (Créditos: Carlos Silva / ANF)

Por Carlos Silva e Marco Araújo

Além da paixão pelo futebol, um elemento importante une grupos de peladeiros do Complexo do Alemão: a solidariedade. O Torneio Beneficente da Família Mineiro arrecada alimentos para creches locais e, desde o ano passado, gera esperança na favela. Só em 2017, uma tonelada de alimentos foi arrecadada para a Creche Justino Russolillo, do Morro dos Mineiros, provando que ajudar o próximo pode ser um golaço.

Todo final de ano, o grupo de amigos e moradores do Complexo do Alemão da chamada Família Mineiro se reúne para um encontro de entusiastas da pelada. “Nosso futebol de todos os domingos vem de muito tempo, passando por gerações, de pai para filho”, explica Evandro Freitas, conhecido como DJ, um dos onze integrantes que compõem a diretoria. Uma das primeiras iniciativas do grupo foi arrecadar dinheiro para a cirurgia de um morador, que voltou a enxergar graças ao esforço coletivo.

Créditos: Carlos Silva / ANF
Créditos: Carlos Silva / ANF

Mais que uma disputa, os torneios de peladeiros servem de motivação para que os  grupos se organizem em prol da solidariedade. Encontros muito além de uma mera reunião de amigos voltados ao lazer, eles dão um exemplo de ação humanitária independente de instituições governamentais, que geralmente veem a favela de maneira errada. O objetivo maior é o encontro entre veteranos e a juventude, numa união voltada à preservação da memória local, à aproximação de saberes e à troca de valores, além da resistência coletiva contra as diversas formas de violação de direitos.

A reunião de amigos ao redor da bola no campo de terra batida passou a juntar, no último ano, o lazer dos finais de semana com o desejo de ajudar o próximo. No primeiro Torneio Beneficente da Família Mineiro, realizado em 2016, foram arrecadados cerca de 400 kg de alimentos. Em 2017, a arrecadação mais que dobrou, angariando uma tonelada de alimentos para a creche do Morro dos Mineiros, onde estudam os filhos de alguns participantes e que atende a muitas crianças das mães trabalhadoras da região.

Com bate-papo, churrasco e arroz na garrafa, o grupo realizou em 10 de dezembro mais uma edição do encontro de peladeiros no Campo do Sargento, na Rua Canitar. A ação reuniu gente de coletivos como Sobreviventes e o Futebol de Quinta – Amigos da Bola, que organizam campeonatos de veteranos, shows, além de apoiar as festas juninas e julhinas, o Dia das Crianças e passeios de fim de ano. O Futebol de Quinta conta com tanto apoio da comunidade que ganhou um terreno para construir sua sede. “E perpetuar a memória da nossa união como peladeiros voltados a fazer o bem”, conta Vanderlei Cardoso Batista, mais conhecido como Lelei.

Publicado na edição de janeiro de 2018 no jornal A Voz da Favela.