Sociólogo português participa de encontro na Maré

253
Créditos: Julianne Gouveia / ANF

Boaventura de Sousa Santos participou ontem, 15, de um encontro no Museu da Maré. Cerca de 120 representantes de diferentes movimentos estiveram presentes. A iniciativa é uma parceria entre o CEASM / Museu da Maré e da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), idealizada pelo professor da Universidade de Coimbra.

Créditos: Julianne Gouveia / ANF
Créditos: Julianne Gouveia / ANF

Durante o encontro “Os movimentos sociais e as lutas pela construção de alternativas democráticas frente às múltiplas faces da violência”, Boaventura acompanhou as falas e demandas dos participantes, muitos deles professores da rede pública de ensino e militantes das favelas do Rio, e também traçou um panorama geral dos movimentos sociais e dos retrocessos vividos no Brasil. Nesta semana, ele participou de uma série de encontros, visitas e debates em diversas capitais do país.

O evento foi realizado pela coordenadora do Museu da Maré Cláudia Rose Ribeiro e contou ainda com uma apresentação de esquetes do projeto de teatro mareense Entre Lugares. A ideia é que mais encontros e oficinas da UPMS, que nasceu no Fórum Social Mundial de 2003 com o objetivo de fortalecer as lutas dos movimentos sociais através de redes de trocas de conhecimento, aconteçam no Rio em 2018.