Sintonia Suburbana no XIII EncontrArte

Sintonia Suburbana

Fruto do Manguinhos em Cena, projeto de teatro residente na Biblioteca Parque de Manguinhos e integrante do programa Favela Criativa, o espetáculo “Sintonia Suburbana” – depois de um circuito Arenas Culturais –  passa para uma nova etapa, concorrendo em editais de festivais de teatro no Rio de Janeiro.  O espetáculo Sintonia Suburbana foi selecionado para o XIII EncontrArte –  o tradicional encontro de teatro da Baixada Fluminense –  e  será encenado no dia 25 de setembro, quinta-feira, às 15h,  no Complexo  Cultural de Nova Iguaçu,  na Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro.  A apresentação é gratuita com retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo.

Com um elenco de 27 atores dirigidos por Luís Igreja, “Sintonia Suburbana” é uma comédia melodramática, baseada em histórias que os alunos levaram para as oficinas do projeto Manguinhos em Cena, inspiradas em situações e pessoas com quem convivem no cotidiano. O texto é assinado pela dramaturga Renata Mizrahi, convidada para o projeto em 2012. Todo o trabalho é fruto de produção coletiva, não só em relação ao texto, mas também ao figurino, ao cenário e a toda a parte técnica. Sem falar que os próprios alunos também se dedicam à captação de recursos, por meio de apoios e editais de fomento à cultura.

É o caso da Any Freitas, aluna-atriz do projeto Manguinhos em Cena, que foi uma das responsáveis em inscrever o espetáculo “Sintonia Suburbana” em alguns editais.  Como Any já tinha uma certa familiaridade com a linguagem da produção cultural, por ter participado de um curso antes, foi natural ela assumir essa tarefa.

 “O trabalho é feito em conjunto.  Nos reunimos após expediente na casa  dos colegas, cada integrante pesquisa  e leva a sua proposta de editais que estão abertos, e juntos decidimos o que é melhor para o grupo.  A união é fundamental para o trabalho em grupo. A importância de inscrever em festivais é muito grande.  Estamos adquirindo experiência e entendendo como funciona uma companhia de teatro. É um trabalho intenso, mas muito prazeroso”, empolga-se Any Freitas –  de  28 anos, moradora do entorno de Manguinhos – , que já teve experiências em outros grupos de teatro.

 A oficina de Produção Cultural foi de extrema importância para os novos passos do grupo Manguinhos em Cena. Afinal de contas, aprender a buscar recursos é essencial para viabilizar qualquer projeto.  Assim, Júlio Zucca, da Zucca Produções, responsável pela Oficina de Produção Cultural do projeto, contribuiu de forma efetiva para evolução do grupo.

 “A circulação da peça “Sintonia Suburbana” é um momento  importante dentro do projeto Manguinhos em Cena. É um passo que faz com eles se consolidem como uma companhia de teatro. Vejo a saída do grupo com o espetáculo Sintonia Suburbana para arenas, lonas e festivais como a passagem do grupo para a maioridade”.

SINOPSE:  É uma  comédia melodramática que retrata a trajetória de personagens e situações de uma comunidade. Comédia sobre uma rádio comunitária que está fazendo aniversário. A programação dá voz a diversas histórias e personagens, como: A Família Tavares e Souza, O homem sem passado, A Professora de ginástica que dá aulas de sobrevivência, entre outras, valorizando a trajetória de cada um para dar graça e leveza a temas do cotidiano de quem vive na região.

Idealizado e coordenado pela Companhia do Gesto e pela Zucca Produções em parceria com a Biblioteca Parque de Manguinhos, o projeto Manguinhos em Cena é um dos laboratórios do PalavraLab das Bibliotecas Parque estaduais e  integra o Programa FAVELA CRIATIVA. Resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com recursos de R$ 14 milhões, provenientes da própria Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o FAVELA CRIATIVA é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural e estabelece canais de diálogo entre estes jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.

Para acompanhar a agenda e as ações do grupo Manguinhos em Cena é só acessar www.facebook.com/manguinhosemcena

FICHA TÉCNICA

Duração: 80 min

Classificação Etária: 14 anos

Dramaturgia: Renata Mizrahi

Colaboração: Manguinhos em Cena

Assistente de Dramaturgia: Haroldo César

Direção: Luís Igreja

Elenco: Evaldo de Andrade, Haroldo César, Héktor Breno, Jéssica Azeredo, Jorge Wilson Matias, José Roberto Araújo, Leonardo Santana, Lidiane Marinho, Luiz Cassiano, Luiz Estevão, Ronaldo Silva, Sandra Cipriano, Thalyssiane Aleixo, Fábio Silva de Oliveira, Grace Ellen Xavier, Larissa Gomes, Roseany Freitas, Telma Silva, Wilson Netto, Bruna Soares, Anny Coutinho, Deco Bonfa, Rafaela de Andrade, Maycon Barbosa, Linda Marina, Magno Myller, Sirléa Aleixo.

Assistente de Direção: Hektor Breno

Coreografia: Katarine Gama

Pesquisa e Execução da Sonoplastia: Luiz Cassiano

Concepção e Pesquisa de Trilha Sonora e Sonoplastia: Hektor Breno, José Roberto Araújo, Luiz Cassiano

Iluminação: Luís Igreja 

Orientação de Figurinos: Rui Cortez

Orientação de Criação e Confecção de Máscaras: Tania Gollnick

Cenografia: Manguinhos em Cena

Direção e orientação de Produção: Ana Carina

Produção: Karen Kristien, Lidiane Marinho, Haroldo César, Roseany Freitas e Fernando Alves

Produção e Realização: Favela Criativa

Coordenação e Conteúdo: Companhia do Gesto e Zucca Produções

Registro Audiovisual: Bruno Fochi

Fotos: Celso Pereira e Bruno Fochi