“Sintonia Suburbana” na Biblioteca Parque Estadual

sintonia suburbana
Foto: Bruno Fochi

“Sintonia Suburbana”, espetáculo fruto do Manguinhos em Cena – projeto de teatro residente na Biblioteca Parque de Manguinhos -, dá início a uma nova etapa e realiza apresentações em outros palcos no Rio de Janeiro, além de participar de festivais. Nos dias 24 e 25 de outubro, o grupo se apresenta no teatro Alcione Araújo, da Biblioteca Parque Estadual, com entrada franca, às 19h.

Com um elenco de 27 atores dirigidos por Luís Igreja, “Sintonia Suburbana” é uma comédia melodramática, baseada em histórias que os alunos levaram para as oficinas do projeto Manguinhos em Cena, inspiradas em situações e pessoas com quem convivem no cotidiano. O texto ganhou redação final da dramaturga Renata Mizrahi, convidada para o projeto. Todo o trabalho é fruto de produção coletiva, não só em relação ao texto, mas também ao figurino, ao cenário e a toda a parte técnica. Sem falar que os próprios alunos também se dedicam à captação de recursos, por meio de editais de fomento à cultura.

A circulação da peça “Sintonia Suburbana” por diversos palcos do Rio de Janeiro e em festivais é uma nova etapa do projeto “Manguinhos em Cena” e que faz parte do processo de trabalho da Companhia do Gesto com o grupo residente da BPM. “É a hora de sair da zona de conforto, conhecer e conquistar novos públicos. É um passo importante para a aprendizagem do grupo. Momento de conviver com todos os desafios de uma produção de teatro. Vai ser o começo de uma nova história”, explica Luís Igreja. Em 2015, o grupo, premiado pelo edital Fomento Carioca, vai se apresentar em 14 lonas e arenas culturais de todo o Rio de Janeiro.

Depois da primeira e bem sucedida temporada em 2012 e a chegada de mais doze participantes, o espetáculo cresceu com o amadurecimento dos atores que frequentam as oficinas do projeto.

A montagem foi fruto de um longo período de cursos, oficinas e um processo teatral intenso.Trabalhando diretamente com Igreja e com os alunos-atores, Renata (autora de “Coisas que a gente não vê”, “Bette Davis e a máquina de Coca-Cola”, “Silêncio” e “Os Sapos”) foi a responsável por dar unidade aos casos de bala perdida, remoções habitacionais, falta de destino e de identidade em um texto original. “Sintonia Suburbana” é o nome de uma rádio, que apresenta programas como “Casos bizarros da vida normal ou casos normais da vida bizarra” e “Contos picados do dia a dia”, tudo com muito humor, visando à reflexão e ao entretenimento.

Idealizado e coordenado pela Companhia do Gesto e pela Zucca Produções em parceria com a Biblioteca Parque de Manguinhos, o projeto Manguinhos em Cena é um dos laboratórios do PalavraLab das Bibliotecas Parque estaduais e  integra o Programa FAVELA CRIATIVA. Resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com recursos de R$ 14 milhões, provenientes da própria Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o FAVELA CRIATIVA é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural e estabelece canais de diálogo entre estes jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.

Para acompanhar a agenda e as ações do grupo Manguinhos em Cena é só acessar www.facebook.com/manguinhosemcena