Seminário Visualismo no MAR e no Parque Lage

 

Seminário Visualismo

Visualismo Arte Tecnologia e Cidade promove Seminário, Laboratório e Festival com a projeção de obras audiovisuais criadas para locais específicos

Visualismo Arte Tecnologia e Cidade foi criado como um meio de discutir o futuro dos espaços da coletividade hoje. Pensar as cidades e suas múltiplas formas de apropriação é um dos principais desafios do projeto, cuja primeira edição acontece no Rio de Janeiro. A iniciativa é dividida em etapas, começando com o Seminário Visualismo Arte Tecnologia e Cidade, com acesso gratuito, entre 8 e 10 de julho, que discute os desafios da apropriação do espaço público e as perspectivas do suporte tecnológico para manifestações artísticas. Simultaneamente ao Seminário, o Laboratório VisualismoLab proporciona aos artistas uma imersão coletiva com especialistas. Em setembro, o Festival Visualismo, última etapa do projeto, vai apresentar obras desenvolvidas pelos selecionados e convidados em importantes espaços públicos da cidade – Praça Mauá, Parque Madureira e Central do Brasil. Idealizado por Renata Sbardelini (Suindara Radar e Rede) e Letícia Monte (Espiral), com a curadoria do artista multimídia Lucas Bambozzi, o projeto tem realização do Pontofrio e do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 

Liderado por Bambozzi, o conselho curatorial – composto por Batman Zavareze, Patrícia Moran, e Henrique Roscoe –, fez um mapeamento de 180 artistas, representantes da cena de artes visuais nas várias regiões do país. Deste grupo, 30 apresentaram propostas individuais, em uma etapa cuidadosa de chamada aos artistas. Os 15 selecionados pela curadoria e os convidados Vik Muniz, Regina Silveira e VJ Spetto vão produzir trabalhos criados especialmente para projeções no teto do Museu de Arte do Rio – MAR, no edifício A Noite, em outros prédios nos arredores da Praça Mauá, na Central do Brasil e no Parque Madureira. Eder Santos e a dupla Gisela Motta e Leandro Lima também terão obras projetadas durante o Festival.

Os selecionados pelo conselho curatorial Roberta Carvalho (PA), Milton Marques (DF), Yuri Firmeza (PE), Lirio Ferreira (PE), Virgínia de Medeiros (BA), Alice Miceli (RJ), André Parente (MG), Marilá Dardot (MG), Caio Fazolin (SP), Duva (SP), Fernão Ciampa – Embolex (SP), Raimo Benedetti (SP), Leandro Mendes (SC), Kátia Maciel (RJ) e Marcus Bastos (SP) vão integrar o VisualismoLab, onde terão a oportunidade de otimizar o desenvolvimento e a viabilidade de suas obras, discutindo questões conceituais e técnicas em uma imersão coletiva com a curadoria e os especialistas convidados. “As linguagens das obras criadas para o Visualismo questionam a rigidez dos formatos pré-definidos. O desafio dos artistas é ter como protagonista os suportes não usuais que estão na cidade, em sua arquitetura. São intervenções com projeções de vídeo em grande escala em espaços que carregam significados históricos e sociais e são de propriedade de todos, que motivam uma interpretação artística”, explica Bambozzi.

O Seminário Visualismo Arte Tecnologia e Cidade acontece entre 8 e 10 de julho, é aberto ao público e conta com a participação da artista plástica e arte-educadora Regina Silveira, do escritor Erik Felinto, do curador e pesquisador de cinema Gabriel Menotti, do professor de filosofia Peter Pál Pelbart, do filósofo Nelson Brissac Peixoto, do artista visual e pesquisador Jorge Menna Barreto, da artista e professora Giselle Beiguelmam, e dos artistas Eder Santos, Maurício Dias e Walter Riedweg, além da mediação de Paulo Herkenhoff, diretor cultural do MAR, e de Lisette Lagnado, diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O seminário tem a parceria do Museu de Arte do Rio – MAR e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e envolve os estudantes do Programa Práticas Artísticas Contemporâneas – Imersão de inverno 2015 do EAV – Parque Lage. As inscrições estão abertas no site www.visualismo.com.br, que apresenta ainda a programação completa do Seminário.

Em setembro, o Festival Visualismo Arte Tecnologia e Cidade vai apresentar 24 obras em uma mostra ao ar livre. Os trabalhos dos 15 artistas selecionados e dos cinco convidados serão exibidos na Praça Mauá, no Parque Madureira e na Central do Brasil, oferecendo acesso a todos que circulam por esses lugares democráticos do Rio de Janeiro. “As intervenções sugerem formas de ressignificação dos espaços públicos, perspectivas para a fruição da cultura visual e de conexão com a cidade”, afirma Renata Sbardelini, uma das idealizadoras da iniciativa que pretende se estender ao longo dos anos, propondo experiências positivas de retomada dos espaços coletivos tendo a arte como meio e a tecnologia como ponte. “Acreditamos em processos e iniciativas que proponham experiências capazes de unir a arte e a tecnologia. O Pontofrio fará cada vez mais parte desse movimento e o projeto Visualismo nos traz esse contexto”, afirma Susy Yoshimura, diretora da Fundação Via Varejo.

Programação

8 de julho

Parque Lage (salão nobre)

SEMINÁRIO ARTE, TECNOLOGIA, CIDADE

17h – Abertura da programação com Lisette Lagnado (EAV Parque Lage) e Paulo Herkenhoff (MAR).

Apresentação do projeto Visualismo Arte Tecnologia e Cidade com as diretoras Leticia Monte e Renata Sbardelini e o curador Lucas Bambozzi.

 18h – Palestra de introdução ao Seminário com Regina Silveira: arte e mídia

 Mediação de Lisette Lagnado.

Atividade conjunta com o programa EAV Parque Lage – Imersão de Inverno 2015

9 de julho

Museu de Arte do Rio – MAR (auditório da Escola do Olhar)

SEMINÁRIO ARTE, TECNOLOGIA, CIDADE

15h -17h

ABERTURA E INTRODUÇÃO – Apresentação das propostas site-specific dos 15 artistas (conceitos e intenções iniciais).

17h – 17h30

INTERVALO

17h30 – 19h

DIVERSIDADES E ADVERSIDADES DO CONTEXTO – Especificidades do espaço e do contexto, arquiteturas físicas e sociais como embate artístico. 

Nelson Brissac Peixoto (filósofo da PUC – SP e curador do projeto ZL/ Vórtice) – Intervenções artísticas em situações urbanas críticas.

Jorge Menna Barreto (artista/ pesquisador UERJ): De um lugar para outro: a esfera pública e o específico na obra.

Peter Pál Pelbart (filósofo/ ensaísta PUC-SP): A adversidade como obra: o investimento e o abandono, onde cresce a vida.

Mediação de Clarissa Diniz.

 

10 de julho

Museu de Arte do Rio – MAR (auditório da Escola do Olhar)

SEMINÁRIO ARTE, TECNOLOGIA, CIDADE

15h – 17h

O ESPAÇO CINEMÁTICO EXPANDIDO – Tecnologias distributivas, imagens conectando ambientes físicos e virtuais, novas narrativas e os cinemas para além das telas.

Eder Santos (artista) – Enredando coisas no mundo.

Gabriel Menotti (professor/ curador UFV ES) – Outros cinemas: para além e apesar das telas.

Erick Felinto (professor de estudos de mídias UERJ) – Cinema e sociedade: cinema sempre, ainda cinema.

Mediação de Lucas Bambozzi

17h – 17h30

INTERVALO

17h30 – 19h30

A ARTE E MEDIAÇÃO DA VIDA PÚBLICA–Tecnologias da comunicação e intervenção mediada redesenhando espaços coletivizados.

Regina Silveira (artista) – O específico visual: a inserção da obra na trama da cidade.

Giselle Beiguelman (artista/ curadora FAU USP) – Cinema-cidade: o imaginário urbano entre redes e bancos de dados.

Dias e Riedweg (artistas) – Imersão em contextos específicos: entre o individual e o coletivo.

Mediação de Paulo Herkenhoff

 

O MAR-Museu de Arte do Rio, fica na Praça Mauá, 05 – Centro, e o Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – RJ.