Sarau do Velho comemora um ano em Bangu

Créditos: Pri Bittencourt

Para celebrar o primeiro aniversário, o Sarau do Velho, polo de resistência da cultura popular carioca, faz uma grande festa em 29 de abril no Largo de Bangu, Zona Oeste do Rio. Bandas e performances estão na programação do evento, que começa às 18h.

O homenageado Celso Lourenço, conhecido como Velho, marca presença em todas as edições (Créditos: Pri Bittencourt)
O homenageado Celso Lourenço, conhecido como Velho, marca presença em todas as edições (Créditos: Pri Bittencourt)

O Sarau do Velho é um evento multilinguagem. O agito nasceu sob a inspiração da exótica e multifacetada figura do dono do Velho’s Bar, Celso Lourenço, o Velho, que aos 77 anos coleciona profissões como pugilista, bombeiro hidráulico, eletricista, motorista de ambulância, dono de terreiro de candomblé e dançarino de gafieira. Presente em todas as edições, Velho vez ou outra pega o microfone e conta algumas histórias para o público enquanto serve aos frequentadores típicos tira-gostos de boteco, como pé de galinha, ovo colorido, caldo de feijão e sardinha frita.

Exposições fotográficas, performances, projeções, poesias, DJs, bandas, microfone aberto e uma distribuição de livros permanente no Velho’s Bar são sempre aguardadas. A cada mês, o evento conta com uma temática diferente. Na edição comemorativa, estão programadas apresentações de Pedras Pilotáveis, Projeto Do Nada, 4Patas, Lucas Santos, contação de histórias com Thaiane Leal e Renata Neves, Quarteto Orgânico, show de Maria Bonita e Vandré, Slow da BF e muito mais.

Créditos: Pri Bittencourt
Créditos: Pri Bittencourt

O trabalho é árduo, mas traz resultados. Contemplados pelo prêmio Território de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o sarau já extrapolou as fronteiras da região e passou pelo Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, Biblioteca Parque Manguinhos, Praça João Pessoa, na Lapa, e Praça Gramacho, em Vila Aliança. O Sarau do Velho integra a rede de saraus da Metrópole do Rio de Janeiro, que contabiliza a existência de 133 saraus na região.

Serviço:
Sarau do Velho Meu 1º Aninho
Data: 29 de abril, às 18h
Endereço: Largo de Bangu (Praça da Fé, S/N, Bangu, Rio de Janeiro – RJ)
Entrada franca.