São Cristóvão homenageia padroeiro com cultura e arte

1077
Créditos: Reprodução Internet

No próximo sábado, 22, o movimento Festejos Cariocas celebra o bairro de São Cristóvão com um grande evento. Na semana de seu santo padroeiro, o bairro mais que simbólico do Rio de Janeiro desde sua ocupação pela Família Real recebe, de 10h às 22h, o Glorioso São Cristóvão, que traz uma programação diversa não só nas atrações culturais como também no sincretismo religioso.

Quermesse, música afro, gincanas e missas agitam a Praça Padre Séve durante 12 horas de festa, pensada a partir das relações sincréticas populares das tradições da cidade. O evento é realizado pelo movimento Festejos Cariocas, que já realizou as festas a céu aberto “É dia de Jorge” e, mais recentemente, as quatro noites de arraiá no Berco das Sardinhas com os eventos “Pois era noite de São João”.

Uma aula pública abre os caminhos, seguida de uma missa com o padre da paróquia de São Cristóvão. A Orquestra de Atabaques Alabe FunFun&ObiriKirin leva seus 26 ogans do Candomblé para uma apresentação única, e Marina Íris convida a Roda do Bip Bip para homenagear o compositor Paulo César Pinheiro com um repertório exclusivo de canções do ilustre ex-morador do bairro. A noite termina com um baile do projeto Pirarucu Psicodélico com Os Piras + Dibob, celebrando os ritmos do Norte, como carimbó, marujada, cumbia, merengue e siriá.

Além de muita música, o Glorioso São Cristóvão promove campeonato de golzinho, jogos de tabuleiro, gincana e palhaçaria para as crianças e uma quermesse com cervejas artesanais e diversas opções gastronômicas. A ANF Produções participa da feira também com uma banquinha especial, onde podem ser adquiridos os títulos de seu catálogo. A Defensoria Pública também estará presente com sua ação social. Um ônibus circula gratuitamente entre o metrô São Cristóvão e a Praça Padre Séve durante todo o evento, com guia de turismo contando parte da história local.

“É uma festa com tudo que tem direito e para passar o dia inteiro, com a família toda. E você ainda tem a chance de ver a entrada do túnel que, diz a lenda na paróquia, D. Pedro I usava para visitar sua amante, a Marquesa de Santos”, conta o idealizador do Festejos Cariocas Raphael Vidal.

 

Serviço:
Glorioso São Cristóvão – Festejos Cariocas
Data: 22 de julho, 10h às 22h
Endereço: Rua da Igrejinha, Praça Padre Séve, São Cristóvão
Mais informações no evento do Facebook
Entrada franca.

Compartilhar
Artigo anteriorO êxodo
Próximo artigoO assassinato de quem ainda não nasceu
Jornalista, fotógrafa, especialista em Jornalismo Cultural pela UERJ, editora do portal da Agência de Notícias das Favelas e do Jornal A Voz da Favela.