SALVE JORGE!

São Jorge

Há exatamente um ano atrás, dia de São Jorge, vínhamos de Vitória do Espírito Santo e às 22 h e 15 minutos, nosso ônibus caiu no Rio Aldeia Velha em Casimiro de Abreu divisa com Silva Jardim. Minha filha de 10 anos de idade, minha esposa e eu milagrosamente nos salvamos. Neste acidente morreram 3 pessoas, entre elas uma menina de 3 três anos de idade.

Quando me encontrava preso às ferragens sem poder me deslocar e tentar socorrer a filha e esposa, comecei a desesperar, pois a água do Rio avançava lentamente aumentando o pânico dentro dos destroços daquele ônibus.

O corpo de um homem tentava boiar sobre as águas, mas vários pés desesperados não permitiam, pisoteavam-no sem cessar. Era o avô da menininha que também já estava morta dentro daquele fatídico ônibus.

Um rapaz ao me ver preso às ferragens sem conseguir sair, tentou ternamente ajudar-me, mas o coitado tinha cortes profundos em várias partes do corpo. Pude ver e ficar assustado com a cena e ao mesmo tempo refletir sobre tamanha solidariedade. Neste momento percebemos que o amor existe, ele só está oculto.

Os gritos e gemidos não paravam de soar em nossos ouvidos aumentando o clima de pavor no ambiente. Lembro-me das velhinhas nos primeiros bancos do ônibus extremamente fragilizadas, as quais não aguentavam gritar e nem gemer tamanha a gravidade do acidente. Elas só sussurravam!

O pior de tudo isto é que eu não conseguia ver a minha família. E a água subia. Foi quando lembrei-me que era dia de São Jorge. Não pensei duas vezes e numa intimidade de fé, perguntei ao Santo se ele não lembrava de mim. Isto porque nos meus dias de sufoco refugiei-me no Estado do Espírito Santo e como um bom sambista e compositor, havia feito um samba pra ele naquela terra acolhedora. Mandei assim pro parceiro:

EU VIM LÁ DO RIO DE JANEIRO

PORQUE MEU FIEL ESCUDEIRO SÃO JORGE GUERREIRO MANDOU ME CHAMAR

PEDIU-ME QUE CUIDASSE DO SEU MANTO VIESSE PARA O ESPÍRITO

QUE O SEU ACALANTO IRIA ME ABENÇOAR

FIQUEI DEVERAS MENTE EMOCIONADO

ME SENTI ABENÇOADO, COMECEI A MEDITAR

UMA FORÇA TAMANHA VINDA LÁ DO ALTO ME FEZ AJOELHAR

E SE AJOELHOU MEU COMPADRE, TEM QUE REZAR

ELE VEM DE ARUANDA, ELE VENCE AS DEMANDAS, ELE VEM PRA AJUDAR

ELE NOS IRRADIA, NOS TRÁS ALEGRIA É SÓ ACREDITAR

SÃO JORGE É NOSSO GRANDE ARMEIRO, SÃO JORGE CHEGA PRA QUEBRAR

COM ELE NUNCA HÁ QUEM POSSA, É DA CAPADÓCIA, É SÓ AJOELHAR

E SE AJOELHOU MEU COMPADRE, TEM QUE REZAR!

Quando terminei o meu monólogo com Jorge, senti que sorrateiramente através dos bombeiros presentes, ele respondeu-me no silêncio oculto da fé.

Fui o último a ser retirado do ônibus náufrago quase que sem nenhum ferimento. Mas já era a grande vitória do Santo destruidor do dragão.

Obrigado! Salve Jorge!