Salvador: Bairro da Paz mostra talentos e valoriza sua história

1448
Integrantes do projeto "Salvador por Dentro" fotografam o Bairro da Paz (Créditos: Reprodução internet)

De Salvador

Depois de um período sem publicações, voltei para relatar toda a movimentação do mês de novembro no Bairro da Paz, em Salvador. A cada ano, as atividades ficam mais intensas e amplas, e sempre há novidades. O novembro de 2016 no bairro foi recheado de atividades voltadas para o debate da consciência negra, educação, cultura e esporte. Nas escolas, ONGs, espaços comunitários, instituições religiosas e nas ruas, todos esse locais serviram para o desenvolvimento das atividades. E, por consequência de ações positivas e que valorizam a autoestima dos moradores, muitas ações tiveram suas amostras de talentos que ultrapassaram o perímetro do bairro e alcançaram outra região do pais.

 

Talentos do Bairro da Paz:

No inicio do mês, o estudante Iuri Carvalho, morador do Bairro da Paz, representou o Estado da Bahia no Congresso Brasileiro de Química em Belém do Pará. Houve uma campanha de solidariedade para arrecadar os custos da viagem (passagem, alimentação e hospedagem). Iuri divide o tempo dos estudos com a orquestra Neojiba.

No concurso de beleza Garota BCS 2016, realizado pela Base Comunitária de Segurança, o Bairro da Paz ficou em evidência através da moradora Vitória Ribeiro. Ela ficou em segundo lugar. A disputa do prêmio foi bem acirrada, com candidatas de outros 16 bairros.

 

Ações socioculturais desenvolvidas no Bairro da Paz:

Aí está a equipe responsável por fotografar o Bairro da Paz no Projeto “Salvador por Dentro” da Fundação Pierre Verger. As fotos vão fazer parte da exposição “Paisagens Urbanas”, no Forte de Santa Maria, no Porto da Barra.

 

O Bairro da Paz sediou recentemente o primeiro campeonato de boxe infanto juvenil.

 

Também tivemos a ação realizada pela academia de capoeira do mestre Paulo dos Anjos, Anjos de Angola.

 

O Instituto Socioeducacional Apompaz apresentou o seminário “Nova Reforma do Ensino Médio: O Desafio de uma Sociedade que Pensa”.

 

Ontem, a banda Futuro do Reggae fez um show com Seu Jah no Espaço Natural.

 

Na terça, teremos um debate sobre consciência no Centro de Referência e Ação Social.

 

Agradeço a toda equipe da ANF pela oportunidade e espaço para publicar ações referentes ao Bairro da Paz. Juntos somos mais fortes.

Compartilhar
Artigo anteriorPrecisamos remar contra essa maré
Próximo artigoFeira Preta leva afroempreendedorismo à Praça Mauá
Jornalista, Assessor e Diretor de Comunicação, Gestor de Projetos Sociais. Mestrando em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE-Tecnologias e Inovações Pedagógicas e Mobilização social pela Educação (UNEB). Integrante do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades, e do grupo de pesquisa GEDH- Gestão em Educação e Direitos Humanos (UNEB). Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direitos- Salvador-Bahia. Membro do Conselho de Moradores do Bairro da Paz entre 2015 a 2017 como Vice Coordenador. Diretor de Comunicação do Instituto Apompaz. Assessor de Comunicação da UNJEPAZ- União da Juventude Evangélica do Bairro da Paz. Colaborador do Núcleo de Comunicação Bairro da Paz News. Colaborador da A.N.F. Agência de Notícias das Favelas- Salvador-Ba