Rocinha realiza Via Sacra

Crédito: Leandro Lima

A Companhia de Teatro Roça CaçaCultura realiza, dia 30, às 20h, a 26ª edição da Via Sacra da Rocinha, o maior espetáculo teatral a céu aberto da cidade do Rio de Janeiro. A peça será realizada no Largo do Boiadeiro, localizado na parte baixa da Rocinha.

Protagonizada pelos moradores da comunidade – que integram produção, elenco, direção artística e executiva – a Via Sacra é um espetáculo que anualmente toma as ruas da Rocinha como cenário para contextualizar a paixão e morte de Jesus Cristo com temas que refletem, principalmente, os casos de crucificação social que acontecem em nossa sociedade.

Para o diretor artístico, Robson Melo, o recorte temático do espetáculo em 2018 não tem como fugir aos recentes episódios de violência que assolam a Rocinha e que ganharam os noticiários nacionais e internacionais como um dos principais problemas de segurança na cidade.

– A ideia era homenagear a Rocinha e a sua identidade tipicamente nordestina. Fazer uma montagem com referências à cultura que construiu a vida do local. Porém, mais uma vez, a violência tornou-se foco principal da cidade e a favela volta a ser palco de um triste espetáculo de guerra entre facções e da truculência do Estado pelas ações da polícia, disse o diretor.

Celebrando mais um ano de resistência cultural em prol da arte, da vida e do estado de direito na favela, a encenação, também, denuncia outras formas de violência que afetam o cotidiano do favelado por conta da ausência de políticas públicas nos territórios de periferia.

– A Via Sacra esse ano vem denunciar o descaso com as favelas. A própria montagem do espetáculo sofre a violência do descaso. Mais um ano de luta para se manter viva, sem patrocínio e sem apoio do poder público. Falaremos de tiro, fome, desemprego e muitas outras formas de violência, concluiu Robson.

A Via Sacra da Rocinha é inspirada no livro “O homem de Nazaré – a Via Sacra de hoje”, de José Maria Rodrigues, e foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Rio de Janeiro no ano de 2015 – tendo o seu legado reconhecido como movimento artístico de favela.

SERVIÇO                        
26ª edição da Via Sacra da Rocinha
Data: 30 de março
Local: Largo do Boiadeiro, Rocinha – RJ
Horário: 20 h

Realização: Cia de Teatro Roça Caça Cultura

Direção executiva: Monique Silva e Camila Perez

Direção artística: Robson Melo

Texto: José Maria Rodrigues

Parceria: TV Tagarela

Promoção: FavelaDaRocinha.com

Entrada: Gratuita