Riotur promete reincluir favelas em mapas turísticos do Rio

683
Moradores, guia turísticos e coletivos participam de Audiência Pública que questionou exclusão das favelas dos folhetos turísticos do Rio. (Créditos: Divulgação)

Depois do polêmico desaparecimento das favelas dos mapas de turismo da cidade, a Riotur anunciou que as comunidades do Rio vão voltar a ser incluídas em seus materiais oficiais. A promessa foi feita durante a Audiência Pública: A exclusão das favelas do mapa oficial do turismo da Riotur, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 19, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A reunião foi solicitada pela deputada e vice-presidente da Comissão de Turismo da Alerj Zeidan (PT), e teve representação em massa das favelas da Zona Sul do Rio. O Coletivo de Guias do Santa Marta, os integrantes do Projeto Morrinho, os presidentes das associações de moradores José Mario Hilário (Santa Marta), Sebastião Aleluia (Vidigal), André Luiz Abreu Souza (Babilônia), entre outros, estiveram presentes na audiência e alertaram para a importância do turismo praticado pelos próprios moradores nas favelas, como incentivo ao comércio local, a geração de emprego e renda e a capacitação dos guias turísticos para a inclusão social, de maneira que trabalhem não só na favela, mas em toda a cidade.

 

Participantes da Audiência Pública. (Créditos: Divulgação)
Participantes da Audiência Pública. (Créditos: Divulgação)

 

Representantes da Riotur também foram convidados para a discussão. Christian Teixeira, Maurício Werner e Márcio Formiga foram os enviados pela empresa de turismo. Segundo o consultor jurídico da Riotur Christian Teixeira, a omissão das favelas ocorreu por conta de um erro causado pela restrição orçamentária da empresa, já que a Riotur se mantém com investimentos privados. Teria sido necessária a reutilização dos mapas de 2013. Christian afirmou que o novo mapa conta com apoio do IPP (Instituto Pereira Passos), órgão responsável pelo mapa oficial do município.

Segundo o gerente de House e Digital da Riotur Márcio Formiga, a produção e o início da distribuição dos novos folhetos estão previstos para a próxima quinta-feira, 26.

Colaborou Julianne Gouveia.