Rio+Social realiza I Congresso de Turismo Comunitário na Rocinha

Turismo em Favelas - BPRocinha

Evento debaterá desafios e oportunidades da atividade turística em favelas

O Rio+Social, em parceria com o Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro), o Fórum de Turismo da Rocinha e a Biblioteca Parque da Rocinha, realiza nos dias 14 e 15 de abril o I Congresso de Turismo de Base Comunitária na Rocinha. A ideia é fomentar a discussão do tema a partir da aproximação de acadêmicos e profissionais do turismo, além de empreendedores, estudantes e gestores públicos pensando a sustentabilidade do turismo em favela.

O objetivo do Congresso é a defesa de um tipo de turismo que considere a dinâmica cultural local e valorize a interação entre visitantes e moradores. O evento será realizado na Biblioteca Parque da Rocinha e as inscrições podem ser feitas por meio do e-mail: ctrocinha@gmail.com. Vagas limitadas.

O evento contará com a participação da presidente do Instituto Pereira Passos, Eduarda La Rocque; do subsecretário especial de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, Philippe Campello; do Diretor de Operações da Secretaria de Estado de Turismo, Claudio Poty; e do coordenador do Programa Rio+Social, Pedro Veiga, além da presença do jornalista André Fernandes, fundador da Agência de Notícias das Favelas e idealizador do Guia das Favelas.

“A iniciativa deste Congresso é debater formas de levar o protagonismo da atividade turística para as comunidades. Além de geração de renda, essas ações promovem um intercâmbio cultural que tem potencial para ser muito mais proveitoso para a população do que o que podemos observar atualmente. O Programa Rio+Social apoia ações que visam a fortalecer as atividades locais das favelas e este Congresso irá nos fornecer embasamento para compreender os desafios e oportunidades do turismo de base comunitária. Será uma discussão extremamente relevante para fomentar possíveis ações concretas para que a atividade turística seja cada vez mais benéfica para os moradores”, disse Pedro Veiga.

A atividade turística é cada vez mais intensa em uma das maiores favelas do Rio de Janeiro. Estimativas do Fórum de Turismo da Rocinha aponta para um montante de 2 a 3 mil turistas/mês em alta temporada visitando a comunidade em Jeep Tour ou passeios a pé, moto e vans com guias locais ou não. São brasileiros e estrangeiros de várias nacionalidades, sobretudo vindos da França e dos Estados Unidos, que diariamente visitam a favela – recém-inserida no roteiro turístico oficial da cidade. Aliado a isso, há um número crescente de moradores que se beneficia do turismo na comunidade. Por isso a necessidade de discutir um futuro sustentável da atividade turística dentro da Rocinha, que pode ajudar as demais comunidades.

“O primeiro grupo de turistas estrangeiros visitou a Rocinha no final da década de 80, mas depois da conferência sobre o clima Rio-92 o movimento aumentou muito. A Rocinha sempre recebeu bem as pessoas, mas da forma como é explorado o turismo hoje na comunidade, ele não gera emprego e nem tem compromisso com demandas sociais. O Fórum de Turismo da Rocinha nasceu em 2007, para mudarmos esse quadro. Em 2014, depois de muita articulação, conseguimos criar a agência e operadora ‘Rocinha Original Tur’. Nossa proposta é levar o turista para conhecer e fomentar a Rocinha de verdade. As atividades locais de culinária e esportes, por exemplo. O Rio de Janeiro é uma cidade com um turismo forte, a Rocinha e as outras comunidades não podem perder essa oportunidade”, explica Ailton “Macarrão” Araújo Ferreira, presidente do Fórum de Turismo da Rocinha que reforça ainda a importância da capacitação para aqueles que trabalham com o turismo, como cursos de línguas e técnicas para lidar com públicos.

O consumo médio a partir do turismo ainda é baixo em comunidades em comparação com o que arrecada essa atividade no restante da cidade. Pesquisa realizada em 2013 pelo Ministério de Turismo e pela FGV mostra que a maioria (81,4%) dos estrangeiros que visitam favelas gasta até R$ 10. Entre aqueles que não compraram nada, quase metade (40,6%) considerou pequena a oferta de produtos. Um dos motivos que explicam essa baixa arrecadação é a recomendação de muitos guias de Turismo para que os turistas não comprem produtos de origem duvidosa nas comunidades.

De acordo com a coordenadora do Projeto de Desenvolvimento do Empreendedorismo em Comunidades Pacificadas, Carla Teixeira, o turismo é um dos setores específicos apoiados pelo Sebrae/RJ. “Atuamos no fortalecimento da cadeia produtiva do turismo com ações de integração desses elos, qualificação dos empreendimentos em associativismo, gestão, acesso a mercado e aperfeiçoamento dos produtos ou serviços. É indispensável que esses empreendedores se conectem a todo o ecossistema, para trocar experiências e ampliar a rede de contatos, de modo a garantir articulação e, consequentemente, obter maior faturamento”.

O evento conta com programação diversificada para promover o debate e potencializar a busca por soluções para tornar a atividade turística mais proveitosa para as comunidades. Este I Congresso de Turismo de Base Comunitária na Rocinha, terá entre outras ações exibição do filme “Em busca de um lugar comum”, debate com o diretor Felipe Schultz Mussel; Mesa de debate entre acadêmicos do setor turístico. Haverá também discussão sobre o livro “Gringo na laje: produção, circulação e consumo da favela turística”, com a autora Bianca Medeiros e workshop oferecido pelo Sebrae/RJ.

Programação completa

Dia 14 de abril de 2015 (terça-feira)

09:00 – 10:00 Recepção e Credenciamento

10:00 – 10:15 Abertura Oficial – Eduarda La Rocque, Presidente do Instituto Pereira Passos e Pedro Veiga, Coordenador do Programa Rio+Social

10:15 – 11:15 Mesa – Tema: Turismo e Comunidades com Rafael Fortunato (Turismo Solidário) e Jorge Barbosa (Histórico de Favelas)

11:15 – 12:30 Exibição do filme “Em Busca de Um Lugar Comum” e Debate com o diretor Felipe Schultz Mussel

12:30 – 13:30 Intervalo

13:30 – 15:00 Mesa de Acadêmicos do Turismo – Tema: Caminhos Sustentáveis

15:00 – 17:00 Workshop Sebrae

 

Dia 15 de abril de 2015 (quarta-feira)

09:00 – 10:00 Recepção e Credenciamento

10:00 – 11:15 Mesa – Tema: Rede de Profissionais de Turismo

11:15 – 12:30 Palestra – Tema: Dados Econômicos de Favela com Lícia Valladares

12:30 – 13:30 Intervalo

13:30 – 15:00 Mesa Diálogos com o Poder Público – Tema: Ações e Perspectivas das Políticas Públicas em Turismo para as Comunidades da cidade com a Secretaria Especial de Turismo do Município do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Turismo – RJ

15:00 – 16:00 Palestra – Tema: Discussão sobre o livro “Gringo na Lage: produção, circulação e consumo da favela turística” com a autora Bianca Medeiros