Relatório sobre segurança pública e dilemas da UPP é apresentado na Maré

Crédito: Divulgação.

O estudo “Percepção de moradores sobre segurança pública e a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em favelas do Rio de Janeiro” e seus resultados serão apresentados na quarta-feira, 28, às 15h, na sede do Observatório de Favelas, na Maré, O estudo foi desenvolvido pelo Laboratório de Pobreza, Violência e Governança (PovGov) da Universidade de Stanford em parceria com as Organizações da Sociedade Civil Observatório de Favelas e Redes da Maré.

Construída entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016, a pesquisa foi realizada por meio de levamento feito de porta e em porta nas favelas da Cidade de Deus, Providência, Rocinha e Batan, todas ocupadas por UPPs e também no Complexo de Favelas da Maré, que não teve a implantação das Unidades de Polícia realizada. Entre dez e quinze pesquisadores contratados em cada uma das localidades foram entrevistadas cerca de seis mil moradores, o que representa o maior em escala já realizado nas favelas cariocas.

Dar voz aos moradores das favelas e gerar um aprofundamento nas discussões acerca da segurança pública no município do Rio são os objetivos do estudo, que busca ainda transmitir as diversas experiências e perspectivas dos moradores destes territórios. A interação com a polícia e grupos criminosos armados, experiências de vitimização, mudanças estruturais no campo da segurança pública e a avaliação das UPPs e da Polícia Militar compõem alguns dos elementos estudados e apresentados em um documento robusto, com mais de oitenta páginas e apresentado de forma didática através de textos, gráficos e infográficos.

O trabalho foi coordenado pela professora em ciências políticas, Beatriz Magaloni do FSI Fellow e Diretora do Laboratório de Pobreza, Violência e Governança no Center on Democracy, Development,  and the Rule of Law (CDDRL), a pesquisadora e gerente de projetos do Laboratório de Pobreza, Violência e Governança (PovGov) na área de Segurança Pública, Vanessa Melo, a Coordenadora da organização não-governamental Redes de Desenvolvimento da Maré (Redes) e titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, Eliana Sousa Silva e pelo ativista e educador Jailson de Souza e Silva, geógrafo e fundador do Observatório de Favelas, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e diretor do Instituto Maria e João Aleixo. Os autores da pesquisa vão estar presentes no lançamento, conduzindo a apresentação dos resultados e discussões com o público e imprensa.

Serviço

Data: 28 de março.

Horário:15h.

Local: Sede do Observatório de Favelas – Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré – RJ – Próximo à passarela 9 da Avenida Brasil.