Reflexões sobre o enfrentamento do Covid-19

Aconteceram ações de combate ao Covid-19 (Novo coronavírus) por parte do poder público estadual e municipal em Salvador, contudo, alguns desafios necessitam ser avaliados e concretizados, assim moradores de bairros populares esperam.

Qual a política pública para trabalhadores que estão impossibilitados de fazer “bico”?

Vale ressaltar que “o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/2019 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (Covid-19)”, informação disponibilizada no Portal do Ministério da Saúde.

As principais ações realizadas pelo poder público em Salvador foram sustentadas a partir das orientações de enfrentamento ao Covid-19 fornecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a disseminação do coronavírus.

Também foi instituída uma série de decretos objetivando o não agravamento da contaminação comunitária do coronavírus, uma vez que a transmissão ocorre de pessoa para pessoa.

Os decretos tratam da proibição de funcionamento de shoppings, escolas, academias, teatros, universidades, cinemas, praias, autoescolas, parques, além da realização de eventos sejam culturais ou não. Evitar aglomerações de pessoas para diminuir a possibilidade de propagação do Covid-19.

Em razão da pandemia do Covid-19, o Brasil também reconheceu a calamidade pública.

Não bastasse a ameaça e os danos que o Covid – 19 tem provocado, infelizmente há indivíduos que se utilizam de redes sociais para espalharem notícias falsas (fake News). Gente, não repasse informações falsas. Verifique quem escreveu a mensagem, sem assinatura não passe adiante.

Iniciativas relevantes no combate ao coronavírus em Salvador: Disque Coronavírus -155, a ligação é gratuita e objetiva fornecer informação confiável a população. Esse canal de comunicação social foi idealizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) com apoio do poder público da Bahia.

Disque-156 (Fala Salvador) é um serviço de teleatendimento da Ouvidoria – Geral da Prefeitura de Salvador. Fornece informação sobre os locais de atendimento de pessoas com sintomas de coronavírus e recebe denúncia de descumprimento de medidas de enfrentamento ao Covid-19.

Pode ser registrada sua denúncia pelo endereço do Instagram da ouvidoria (@ouvidoriadesalvador), pelo e-mail ouvidoria@salvador.ba.gov.br.

Doações de cestas básicas: deve ser vista como uma ação emergencial posto que a alimentação seja um direito social onde o “estado brasileiro tem as obrigações de respeitar, proteger, promover e prover a alimentação a todos os sujeitos de direito”.

Além disso, o poder público deve garantir a todos, as condições necessárias para o exercício dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana é o que determina a nossa Carta Magna independente do surgimento de eventos adversos como a pandemia do coronavírus.

As três esferas de governo devem desenvolver políticas públicas compensatórias para pessoas em situação de rua, abrigamentos, vendedores ambulantes, barraqueiros, moradores de bairros populares, e outros.

“Existem 2/3 de pessoas que não dormem porque sentem fome, e 1/3 de pessoas que não dormem por medo dos que sentem fome”, expressou o médico e pesquisador, Josué de Castro (1908-1974).

Ele ainda faz a gente refletir que mesmo nesse momento delicado onde parte significativa das pessoas está em situação de isolamento social, privada de garantir o seu sustento e da família, em razão do combate ao coronavírus, o que falta é vontade política para mobilizar recursos a favor dos que têm fome”.

Para inicio de conversa o Sistema Único de Saúde (Sus) dispõe de três princípios básicos que estabelecem o atendimento de qualidade: Universalidade no atendimento, ou seja, todos os cidadãos têm o direito assegurado ao acesso aos serviços oferecidos pelo sistema. Integralidade envolve a garantia do estado na promoção, proteção, cura e reabilitação do indivíduo. Equidade está relacionada a ações e acesso aos serviços de saúde a grupos desprovidos de políticas públicas socioeconômicas.

Diante disso, a falta de estrutura em ambiente de trabalho, reduzido número de profissionais de saúde, problemas de comunicação são algumas demandas antigas que potencializam ao não atendimento de qualidade preconizado pelo Sistema Único de Saúde (Sus).

Disponibilização de equipamentos de proteção individual (Epi) para os profissionais e usuários em unidades de saúde está entre os principais desafios para o enfrentamento do coronavírus. Segurança do paciente e dos profissionais de saúde em primeiro lugar.

“Manter a distância de um metro [meio] de qualquer pessoa; lavar as mãos com água e sabão ou higienizar a base de álcool gel (70); evitar tocar nos olhos, nariz e boca; quando for tossir ou espirrar cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço; ficar em casa se não se sentir bem, mas se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar deve procurar atendimento médico; pessoas doentes devem adiar ou evitar viajar para as áreas afetadas; monitorar os sintomas do Covid-19 por 14 dias”, essas são as principais orientações da OMS.

Já o uso de máscara cirúrgica é recomendado para as pessoas com sintomas respiratórios e profissionais de saúde em atendimento a pacientes com problemas respiratórios. “Deve seguir o protocolo de uso: higienização das mãos antes de por no rosto, remoção e descarte”.

Ao utilizar o álcool gel ou outro tipo cuidado com a fonte de calor: não acender fósforo, isqueiro, ou chegar próximo ao fogão e microondas quando em funcionamento. Além disso, depois do uso o álcool e demais produtos de limpeza devem ser guardados fora do alcance das crianças.

De acordo com o Portal El País, ONU: “a pandemia do coronavírus é a crise mais grave que o mundo enfrenta desde a 2ª Guerra; no mundo há cerca de 873.000 infectados, 43.000 mortes e 184.000 curados. Dos 49 de 55 países da África registraram casos de coronavírus”.

Estudos têm apontado que “pessoas idosas e indivíduos em tratamento de doenças crônicas e patologias cardiovasculares e respiratórias são mais propensos a ter o quadro clínico agravado”.

Pessoas consideradas sadias jovens, atletas e demais cidadãos também podem ser acometidos pelo Covid-19, por isso, devem seguir as orientações médicas e sanitárias como lavar as mãos e ficar em casa.

Isolamento social, isolamento horizontal, isolamento vertical, isolamento doméstico, quarentena, distanciamento social, isolamento doméstico e o drive thru (serviço de saúde prestado usuário idoso através do veículo), são nomenclaturas de uso diário.

Mais informação assista ao vídeo sobre a não circulação de pessoas na Santa Cruz em Salvador-Bahia.