RACC/ANF abre inscrições para curso de comunicação comunitária na UFRJ

626
Encerramento da primeira edição do curso da RACC, em 2016, contou com palestra de Caco Barcellos. (Créditos: Patrick Granja / ANF)

O curso da Rede de Agentes Comunitários de Comunicação – RACC, da Agência de Notícias das Favelas, está com inscrições abertas até 30 de outubro para seu processo seletivo. A formação gratuita, voltada para as práticas da comunicação comunitária, oferece 25 vagas para moradores de favela em parceria com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). As inscrições podem ser realizadas pela internet.

A nova turma do curso da RACC/ANF acontece aos sábados, de 18 de novembro a 16 de dezembro, de 13h às 17h, na Escola de Comunicação (campus Praia Vermelha – UFRJ). A primeira edição foi realizada em 2016, com patrocínio do Ministério da Cultura, através do edital do Prêmio de Mídia Livre, e parceria com as Faculdades Integradas Helio Alonso (Facha).

Para se candidatar a uma vaga, os interessados devem ser moradores de favelas do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo e adjacências, maiores de 18 anos, possuir Ensino Médio completo e interesse em cidadania, direitos humanos e produção de conteúdo de comunicação dentro de suas comunidades. O processo seletivo consiste de preenchimento de formulário on-line e teste de redação.

Durante cinco semanas, os alunos vivenciam no curso da RACC/ANF uma imersão prática com comunicadores e ativistas dos direitos humanos, sensíveis às questões dos moradores de favelas, nas principais áreas da comunicação: produção de reportagens, redes sociais, fotografia e vídeo. O objetivo é fornecer ferramentas para que os participantes desenvolvam e melhorem a atuação como agentes comunicadores em seus territórios com o suporte da Agência de Notícias das Favelas para a transmissão de informações no portal ou no Jornal A Voz da Favela.

A aula inaugural do curso de formação da Rede de Agentes Comunitários de Comunicação conta com um debate sobre comunicação comunitária com o diretor da Agência de Notícias das Favelas e a professora da Escola de Comunicação da UFRJ Ivana Bentes.

 

Serviço:
Curso da Rede de Agentes Comunitários de Comunicação – RACC/ANF: inscrições abertas!
Data: De 05 a 30 de outubro
Formulário disponível on-line: http://bit.ly/RACC2017-UFRJ
Mais informações: contato@anf.org.br