Que direitos são esses?

Créditos - Reprodução da Internet

Direitos humanos são todos os direitos relacionados à garantia de uma vida digna a todas as pessoas pelo simples fato de ser humano. Dentre eles destacamos: o direito à vida e à liberdade, o direito ao trabalho e à educação, à liberdade de opinião e de expressão, entre muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.

Os 5 primeiros artigos do documento oficial da Declaração Universal são:

Artigo 1.º

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo 2.º

Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outra, origem nacional ou social, fortuna, nascimento ou outro estatuto.

Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.

Artigo 3.º

Todas as pessoas têm direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 4.º

Ninguém pode ser mantido em escravidão ou em servidão; a escravatura e o comércio de escravos, sob qualquer forma, são proibidos.

Artigo 5.º

Ninguém será submetido a tortura nem a punição ou tratamento cruéis, desumanos ou degradantes.

Agora que você leu os 5 primeiros artigos, a pergunta que eu faço a você é: Você consegue exercer esses direitos garantidos por lei?

Se sua resposta for não, saiba que você não está sozinho (a) nessa. O relatório Mapa da Violência 2013 nos revela alguns dados: Homicídios e Juventude no Brasil mostra que negros são a maioria das vítimas de homicídios. Dos 467,7 mil homicídios contabilizados entre 2002 e 2010, 307,6 mil, ou seja, 65,8% foram de pessoas negras. Houve uma tendência de redução de homicídios de brancos em 26,4% e o aumento de homicídios de pessoas negras de 30,6%. Isso se observa na população em geral e principalmente nos jovens.

De acordo com as estatísticas do Grupo Gay da Bahia, em 2009 a cada 36 horas, um homossexual é morto no Brasil e 70% desses casos ficam impunes. O Grupo Gay da Bahia chegou a concluir que em 2008 foram assassinadas 122 homossexuais no Brasil, sendo 64% gays, 32% travestis e 4% lésbicas, um aumento de 55% sobre os números de 2007, mantendo o país como o que mais registra crimes de natureza homofóbica. A pesquisa foi feita com base em notícias divulgas pela imprensa nacional, pois não existe um órgão oficial que realize essa pesquisa.

Esses dados, mesmo que de anos anteriores, são exemplos de violação de direitos que acontece cotidianamente até os dias de hoje. Imaginem o que está por vir com um governo que não tem interesse por essa pasta, tanto na presidência, quanto no estado do Rio.

Vivemos dias sombrios!Direitos humanos para humanos sem direitos.