Projeto Pretos no ENEM ajuda com pagamento da taxa do exame

Projeto ajuda a pagar inscrição de aluno negro no Enem - Foto Mundo Negro

Muitos estudantes não conseguiram a isenção do Enem 2020, uma parcela significativa deles negros que estão com dificuldade de pagar a taxa de inscrição da prova ainda sem data para acontecer. Para suprir esta necessidade foi iniciada campanha nas redes sociais criando uma ponte entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar, levando um boleto a um colaborador e devolvendo o comprovante de pagamento ao beneficiado.

Luan Alencar, um dos voluntários da ação, explica: “Não há transferência de dinheiro, taxa ou qualquer movimentação financeira. O que existe é a emissão do boleto de inscrição do Enem, do qual checamos a autenticidade e pagamos”.

Para se voluntariar, preencha o formulário a seguir, que contém apenas dois itens (quantos boletos deseja pagar e contato) : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmuLmhiIAT_7fm3uGiIU7-Z6kD7xAyq1Lal6CrlfQylhYEiA/viewform.

Preenchido o formulário, os nomes vão para uma planilha onde é feito o controle de quantas inscrições estão com promessa de serem pagas. Quando alguém enviar o boleto solicitando o pagamento, através da planilha é escolhido o nome de um voluntário. Quem for escolhido, faz o pagamento e manda o comprovante.

Quem necessita de ajuda para o pagamento basta mandar uma mensagem para @pretosnoenem, no Instagram, até quarta-feira, 10. Após o pagamento da inscrição o comprovante é enviado para o beneficiado.

Existem cerca de 60 voluntários no projeto Pretos no ENEM, engajados nessa luta por um ensino público, acessível e democrático, e uma taxa não pode ser um limitador para isso.