Projeto oferece imersão em tecnologia para mulheres negras

Créditos: Reprodução Facebook

A Transparência Brasil, em parceria com a Pretalab e o data_labe, está com chamada aberta para a imersão Minas de Dados: mulheres negras, narrativas e tecnologias para governos. O projeto oferece bolsa-auxílio de R$ 2.000, e as inscrições vão até 4 de fevereiro.

As cinco vagas disponíveis são destinadas para mulheres negras cis (que se identificam com seu sexo biológico) ou trans (que se identifica com um gênero diferente daquele que corresponde ao seu sexo biológico). Para se inscrever basta preencher o formulário. O prazo final para a inscrição é no próximo domingo, dia 4.

A bolsa-auxílio disponibilizada para as residentes é de R$2.000,00 e a carga horária é de 12 horas semanais. Os encontros acontecem entre os dias 19 de fevereiro e 16 de março, sempre às terças, quartas e quintas, de 14h as 19h, no Galpão Bela Maré, no Olabi e também na sede da Transparência Brasil, em São Paulo. O objetivo da imersão é elaborar projetos de tecnologia a partir de dados para fortalecer a democracia e promover a diversidade.

Para se inscrever não é obrigatório ter graduação ou ter passado pelo ensino superior, mas é importante ter alguma experiência ou interesse em projetos que envolvam governança, ativação de redes, jornalismo, design, produção artística, programação e desenvolvimento de sistemas, produção de conteúdo, vídeo ou imagem e que esteja disposta a trabalhar em equipe. Os temas da imersão serão jornalismo de dados, governo aberto e novas tecnologias.

Além das atividades com as redes da Transparência Brasil, Pretalab e Data_labe, as residentes também vão participar de um hackaton, evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação. Os encontros serão dedicados a tecer uma rede de conhecimentos, contatos e técnicas capazes de ajudar na elaboração de um ou vários projetos pessoais que cruzem o uso de dados, tecnologia e questões raciais.

Em caso de dúvidas, as interessadas podem entrar em contato pelo e-mail datalabeorg@gmail.com.