Projeto de Manguinhos exibe mostra fotográfica de pessoas com deficiências

Crédito: Léo Salo.

Idealizado pela psicopedagoga Norma Maria, o Projeto Marias  surgiu em Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro, com o objetivo de trazer informação para as famílias onde há pessoas com deficiências e necessidades especiais, buscando melhorias no acesso às áreas de educação e saúde, ao  mercado de trabalho e a outros aspectos de cidadania já garantidos por lei.

O Projeto Marias compõe uma rede de apoio para mães e familiares, e atualmente também oferece atividades de reforço escolar para crianças com dificuldade de aprendizagem. As  ações do projeto contam com participantes de outros locais do Rio, não se restringindo os moradores de Manguinhos.

Parte da potência deste trabalho pode ser conhecida nas fotografias de Jeferson Mendonça (COC/Fiocruz) e Leo Salo (ICICT/Fiocruz), que desde 2016 produzem imagens de ações desenvolvidas pelo Projeto Marias. A mostra fotográfica acontece na Fundação Oswaldo Cruz (Centro de Recepção do Museu da Vida) e fica em cartaz do dia 24 ao dia 16 de junho.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a ASFOC-SN, o Museu da Vida, o Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e o Coletivo Experimentalismo Brabo.

Serviço

Mostra Fotográfica sobre o Projeto Marias

Período: 24 de maio a 06 de junho.

Local: Fiocruz – Centro de Recepção do Museu da Vida – Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro.