Projeto aborda a memória do funk carioca em web série no Youtube

Para fortalecer a memória do funk, Langa (um jovem Mc da Cidade Alta, Rio de Janeiro) resolveu criar um talk-show nada saudosista, mas com a missão de reafirmar e legitimar os cantores, compositores e atores sociais que tornaram possível a existência dessa cultura tão rica. E é nas favelas que eles observam tudo o que há de bom e de ruim em seus cotidianos. Pegando o “embalo do bonde”, o programa Fortaleceu “chega de bicho” para mostrar boa parte dos artistas que participaram da adolescência e infância de muita gente do Rio de Janeiro e de outros lugares do país. A inciativa foi contemplada com apoio obtido por meio do Edital de Seleção Pública de Bailes e Criação Artística no Funk 2013.

Todos os programas contam com a participação da Banda Fortalceu, projeto musical que nasce com o talk-show. A banda tem o Funk Carioca como vertente e, Mc Langa, através de suas fortes rimas que evidenciam a realidade resistente e feliz do cotidiano carioca, é o principal vocalista desta iniciativa, que conta com as participações especiais de outros Mcs, como Mano Teko e Pingo do Rap. A banda, além do Funk Carioca, traz estilos músicas brasileiros – como a Tropicália, o Baião, o Samba -, junto a musicalidades internacionais – Afrobeat, Reggae, Dub, Jazz e Salsa.

A web série é feita por um grupo que vinha com reflexões sobre os espaços culturais funkeiros, percebendo algo em comum com os clássicos MCs e a vida artística de MC Langa: a luta para o protagonismo no mercado musical de forma democrática, em espaços que reconheçam, a diversidade das múltiplas linguagens funkeiras. A partir disso, o grupo buscou novas redes socioculturais e artísticas, momento que a ideia amadurece para a criação de uma produtora, batizada como Fortaleceu Produções.

PRIMEIROS EPISÓDIOS NA WEB

O Programa Fortaleceu – talk-show do mundo Funk” já possui três episódios disponíveis na Internet: o primeiro traz como convidados o DJ Geleia da Rc e MC Dolores (da dupla Marquinhos e Dolores). Direto da Rocinha, o artista fala sobre a “diferença entre o Charme e o Funk” e sobre a sua trajetória artística. O segundo programa tem a presença do MC Tuzinho. Já o terceiro episódio da série, tem como convidados MC Jean da Rocinha e o Mestre de capoeira, MC Lasca da Cidade Alta, que fala sobre as dificuldades que os Funkeiros enfrentam em seu trabalho.

Fortaleceu Produções: https://www.facebook.com/ProgramaFortaleceu/?fref=nf

Primeiro episódio: https://youtu.be/h6aFDG1loGo

Segundo episódio: https://youtu.be/yeJZfY30F8E

Terceiro episódio:  https://youtu.be/Wl8umqlBYLs

Futuro da Fortaleceu Produções

A produtora pretende seguir com a web série na possibilidade de chegar em algum canal de TV que possa se interessar, sem que a ideia seja quebrada. O grupo também pretende realizar ações com o entretenimento com o objetivo de levantar fundos para custear e fomentar suas produções. Um exemplo disso está na Festa Fortaleceu que conta com o show da banda Fortaleceu, que fará um intercambio musical do Funk Carioca com outros músicos.

Banda Fortaleceu
Foto: divulgação