Programa seleciona jovens de periferia para produzirem minidocumentários

Crédito: Divulgação.

As inscrições estão abertas para o programa DocMakers, que vai selecionar dez jovens afrodescendentes, de 18 a 24 anos, moradores das áreas periféricas da cidade de São Paulo e com atuação ativa em movimentos sociais, culturais e artísticos, para produzirem minidocumentários sobre as temáticas discutidas durante a 10ª edição do Congresso GIFE, que acontece entre 4 e 6 de abril, em São Paulo.

O Congresso vai debater como o investimento social privado pode ser um motor para enfrentar os desafios de desenvolvimento do Brasil e orientar a destinação de recursos para colaborar na resolução de problemas que envolvem a desigualdade social, racial e de gênero, a educação, a cultura de doação, a sustentabilidade, entre outros.

Os interessados em participar do programa podem se inscrever no link https://www.docmakers.com.br/gife, até sexta-feira, 23. Os selecionados serão conhecidos na segunda-feira, 26. Todos os participantes vão receber uma ajuda de custo para a participação no Congresso e bolsas de estudos para o curso DocMakers, a ser realizado de 6 de abril a 6 de maio, em São Paulo. Também vão participar de uma oficina prévia ao Congresso (nos dias 29 de março e 3 de abril), com a proposta de discutir conceitos técnicos básicos da linguagem audiovisual, assim como conhecer mais a proposta do evento, suas linhas temáticas, conteúdos e palestrantes.

Através dos olhares da juventude, o movimento DocMakers – coordenado pelo documentarista e empreendedor Leonardo Brant – propõe conectar audiências com pautas de relevância social, promoção da justiça social e direitos humanos.

– A ideia é estimular o protagonismo criativo dos jovens, incentivando-os a criar ideias e formatos originais, inundando o Congresso de conteúdos diversificados e instigantes, engajando tanto o público presente quanto o das redes sociais a se conectar com os temas do Congresso. O audiovisual é uma ferramenta potente nas mãos de jovens. Por isso, queremos instigá-los a olhar para o que já fazem e a dar visibilidade a isso, e que também consigam visualizar o que ainda pode ser feito. É empoderamento, ressalta Brant.

Ao final do evento, uma equipe de profissionais irá acompanhar os jovens para finalização dos filmes, que serão publicados em plataformas de YouTube, para dar continuidade às discussões e dar visibilidade ao movimento DocMakers.

Serviço

X Congresso GIFE – Brasil, democracia e desenvolvimento sustentável

Data: de 4 a 6 de abril de 2018
Endereço: Fecomercio SP – Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo.
Inscrições: https://congressogife.org.br/2018/