Programa educativo CAIXA Gente Arteira entra no clima das férias com atividades gratuitas

Créditos - Reprodução da Internet

Julho é época de férias escolares para a criançada. Tempo de brincadeiras, diversão e de ótimas oportunidades para ficar com a família. Neste mês, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira preparou uma semana inteira de atividades especiais que estimulam a criatividade e o aprendizado sem deixar o aspecto lúdico de lado.

A semana de férias abre com a atividade Arte circense: “Uma pirueta, duas piruetas…”, na qual crianças a partir de 6 anos poderão se divertir com cambalhotas, piruetas, equilíbrios e brincadeiras de mágica. O evento acontece nos dias 17 e 18 de julho (terça e quarta-feira), das 15h às 17h.

Os dias 19 e 20 de julho (quinta e sexta-feira) serão dedicados à contação de histórias. A partir das 15h, visitantes de todas as idades poderão despertar a imaginação com narrativas inspiradas em contos populares. Fechando a programação, uma visita ao Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues totalmente adaptada a crianças de 1 a 4 anos no dia 21 de julho (sábado), às 15h.

Oficinas:

Além da semana de férias, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro receberá duas oficinas inspiradas nas exposições em cartaz no espaço durante o mês de julho.

A mostra Toz – Cultura Insonia é base para a oficina Criação de mundos – Pintura, que acontece nos dias 12 e 13 de julho (quinta e sexta-feira), das 17h às 20h30. Na atividade, os participantes serão incentivados a criar personagens e cosmologias, utilizando como suporte a linguagem da pintura. A ideia é partir de memórias pessoais, referências da arte urbana e das histórias de culturas ancestrais em um processo semelhante ao de Toz na criação do Povo Insônia.

Na oficina Expressões do desenho – Traços limites, inspirada na exposição Loucuras Anunciadas, a proposta é explorar assuntos relacionados à expressividade dos corpos e de suas emoções,  a partir da criação de desenhos com grafite e nanquim. A atividade acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho (terça, quarta e quinta-feira), das 18h às 20h30, e é voltada para estudantes de artes visuais e interessados a partir dos 16 anos. Loucuras Anunciadas reúne os últimos trabalhos de Francisco Goya e faz temporada na CAIXACultural Rio de Janeiro a partir do dia 10 de julho (terça-feira).

Atividades mensais:

O Programa Educativo também apresenta atividades que ocorrem mensalmente. Um exemplo de sucesso é a ação Em busca da obra de arte que, em julho, ocorre nos dias 7  e 14 (sábado), às 11h e às 16h. Nela, crianças a partir de 5 anos são convidadas a interagir com as obras da CAIXA Cultural Rio de Janeiro e a aprender mais sobre a história do espaço.

Enquanto isso, os sábados de cada mês ganham um novo espaço de experimentação artística na forma dos Ateliês Criativos. Partindo das exposições em cartaz na CAIXA Cultural, a atividade busca desenvolver a criatividade do público através de uma série de práticas voltadas a diversas faixas etárias.

Já as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais, por meio de visitas mediadas ao público espontâneo que passa pela CAIXA Cultural, de terças às sextas-feiras, nos intervalos de 13h às 14h e  17h às 18h.

 Programação:

 

Em busca da obra de arte:

Data: 7 de julho (sábado)

Horário: às 11h e 16h

Público-alvo: crianças a partir de 5 anos

 

Oficina Criação de mundos – Pintura

Datas: 12 e 13 de julho (quinta e sexta-feira)

Horário: das 17h às 20h30

Local: Oficina 1

Classificação indicativa: Livre

 

Arte circense: “Uma pirueta, duas piruetas…”

Datas: 17 e 18 de julho (terça e quarta-feira)

Horário: das 15h às 17h

Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues

 

Contação de histórias – Encontro com contos populares

Datas: 19 e 20 de julho (quinta e sexta-feira)

Horário: 15h

Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues

Classificação indicativa: Livre

 

Pequena Gente Arteira – Vamos ao Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues

Datas: 21 de julho (sábado)

Horário: 15h

Local: Grande Salão do Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues

Público-alvo: Crianças de 1 a 4 anos

 

Oficina Expressões do desenho – Traços limites

Datas: 24, 25 e 26 de julho (terça, quarta e quinta-feira)

Horário: das 18h às 20h30

Local: Oficina 1

Público-alvo: Estudantes de artes visuais e interessados a partir dos 16 anos

 

Ateliê criativo:

Todos os sábados do mês, das 14h às 18h

Ações de galeria:

De terça a sexta-feira, de 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h

 

Serviço:

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira

Entrada franca

Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Classificação Indicativa: Consultar programação

Agendamento e informações: (21) 3980-4898 | agendamento@gentearteirarj.com.br