Programa Alemão & Casas Bahia patrocina oito projetos do Complexo do Alemão

nca

A Feira de Profissões é um dos projeto apoiados

A transformação de jovens e adultos pela arte, educação, dança, esporte e ações de capacitação profissional em mídia e tecnologia, além da oferta de oportunidades de trabalho, é o ponto de partida do programa Alemão & Casas Bahia, uma parceria pela transformação, que capacitou pessoas do Alemão para o desenvolvimento, formatação e viabilização de projetos que beneficiem a própria comunidade.

Representantes do Complexo e demais especialistas selecionaram os oito melhores projetos desenvolvidos, que serão contemplados com o investimento da Fundação Via Varejo para iniciar suas atividades. Todos eles também foram capacitados para estruturar e colocar em prática um plano financeiro para as inciativas, para dar continuidade ao trabalho de forma autônoma e sustentável.

“Nossas únicas premissas eram um processo de transparência mútua e autoria coletiva, ou seja, a decisão deveria sempre ser tomada por estes cidadãos da comunidade e que se inscreveram. Todo o projeto deveria, mais que qualquer coisa, gerar valor e conhecimento para estes empreendedores, comenta Susy Yoshimura, diretora da Fundação Via Varejo, responsável pelos investimentos sociais da varejista.

Os projetos vencedores são: Creche Algodão Doce, que atende crianças da comunidade; Espindola Team, que promove através da arte marcial a capacitação de jovens, adultos e crianças; Favela Arte, que promove oficinas de educação artística para crianças e jovens; Feira de Profissões, um evento de capacitação profissional com o objetivo de orientar profissionalmente os moradores; Gato Mídia, que vai capacitar jovens na utilização de mídias colaborativas; Na Ponta dos Pés, que propõem formar e transformar jovens e crianças da comunidade com a dança clássica; Projeto Paloma, que oferece o serviço de atendimento ambulatorial de fisioterapia; e Ritmo do Complexo, que propõe capacitar jovens e crianças, oferecendo oficinas musicais.

Conheça mais sobre os projetos selecionados:

Creche Algodão Doce (Andreia de Oliveira)

Criada em 2011, a Creche Algodão Doce atende a crianças do Complexo do Alemão, com o propósito de transformar suas vidas, por meio da educação. Segundo Andreia de Oliveira, responsável pelo local, sua proposta é minimizar uma carência da comunidade: a falta de espaços educativos para os pequenos. Tanto fez que foi capaz de realizar um convênio com a Prefeitura. Ela explica que sua creche dispõe de poucas vagas, porém com o investimento social da Fundação Via Varejo, irá realizar uma reforma no local, para que possa atender a 40 crianças de até 5 anos de idade, a quem pretende oferecer atividades como o uso de computador, ballet e judô.

Espindola Team (Raphael Espindola)

O propósito do Espindola Team é de promover através da arte marcial a capacitação de jovens, adultos e crianças. O grupo se reúne para treinar três vezes por semana, com cerca de 70 alunos. Raphael Espindola, o instrutor do grupo, considera que a arte marcial agrega valores de conduta, o que ele se empenha em transmitir às crianças. Faz isso com motivação, espírito de equipe, empenho e muita atenção e carinho para todos. Com o prêmio do Programa Alemão & Casas Bahia, Raphael pretende promover um Festival de Artes marciais para dar aos jovens a oportunidade de participar de uma competição e ainda arrecadar fundos ao seu projeto.
Favela Arte (Mariluce Mariá)

O projeto Favela Arte promove oficinas de educação artística para crianças e jovens, e dá um colorido a mais para o Complexo do Alemão. Sempre aos sábados e domingos à tarde, Mariluce Mariá desenvolve com seus alunos diferentes técnicas, seja com aerógrafo nas paredes da favela, seja na pintura de telas – sempre em um estilo próprio, que retrata a paisagem local, repleta de cores. Com o investimento da Fundação, Mariluce pretende reunir 60 alunos para pintar 60 locais do Complexo, além de estruturar o seu ateliê com mesas e materiais artísticos.

Feira de Profissões (Robson Santos)

A Feira de Profissões será um evento de capacitação profissional com o objetivo de orientar profissionalmente os moradores, promovendo as profissões disponíveis e alcançáveis no entorno da comunidade. A proposta é aproximar os profissionais do Complexo do Alemão do mercado de trabalho e aumentar suas oportunidades de atuação na região de entorno. Robson Santos pretende realizar workshops, palestras de orientação vocacional e até consultoria de moda, dando dicas sobre vestimentas básicas e adequadas para entrevistas de emprego. Os moradores serão cadastrados em um banco de empregos www.novocomplexodoalemao.com, exclusivo da comunidade. “Somos a vitrine dos talentos invisíveis”, diz Robson.

Gato Mídia (Thamyra de Araújo)

O projeto Gato Mídia é uma residência em mídia e tecnologia, com duração de 15 dias. Sua proposta é capacitar jovens na utilização de mídias colaborativas, oferecendo oficinas de fotografia, audiovisual, transmissão ao vivo, texto para internet, cobertura colaborativa e roteiro. O grupo vai produzir seu próprio programa de Youtube, para disseminar o conteúdo na rede. Thamyra de Araújo explica o conceito: “Entendendo o ‘gato’ como uma forma não tradicional de acesso a serviços, Gato Mídia é uma formação em conjunto das ferramentas de mídia alternativas: Facebook, Youtube, Twitter, Instagram, e macetes de como potencializar tais recursos para gerar visibilidade ao seu projeto, trabalho ou causa”. Será a segunda edição do Gato Mídia, que está se ampliando para outros territórios, como a Cidade de Deus, dentro do Circuito Favela Criativa. “Acreditamos que visibilidade é um direito que gera outros direitos, por isso apostamos nas mídias alternativas como mecanismo de produtor de si mesmo e de uma militância ativa”, destaca Thamyra.

Na Ponta dos Pés (Tuany Nascimento)

Formar e transformar jovens e crianças da comunidade com a dança clássica – é o propósito do projeto Na Ponta dos Pés. A bailarina Tuany Nascimento dá aulas para meninas e realiza intercâmbios com outros grupos de dança. Hoje, por falta de espaço físico próprio, as aulas de balé acontecem na quadra poliesportiva da comunidade do Morro do Adeus. Um local aberto e sem qualquer aparato adequado de uma real sala de balé. Com o investimento da Fundação Via Varejo, Tuany pretende construir a sede do Na Ponta dos Pés, em terreno doado por uma moradora, contando para isso com mão de obra voluntária. Ela planeja ter nesse espaço todo os recursos que um grupo de dança clássica necessita, como espelho, barras e piso adequado. Para, assim, dar as meninas a esperança de uma vida diferente.

Projeto Paloma (Mônica Albuquerque)

Há 10 anos, o Projeto Paloma presta o serviço de atendimento ambulatorial de fisioterapia totalmente gratuito à comunidade do Complexo do Alemão. Ele funciona em um espaço cedido por moradores e cresceu com doações da própria comunidade. Mônica Albuquerque conta que o objetivo do seu trabalho é dar qualidade de vida e reintegrar os pacientes à sociedade, cultuando sua independência, para que os seus hábitos de vida diária se mantenham. “A reabilitação envolve o todo do paciente. E a fisioterapia tem a capacidade de reabilitar o ser humano como um todo”, pontua Mônica. Com o prêmio do Programa Alemão & Casas Bahia, ela pretende transformar o espaço em um centro de reabilitação de média complexibilidade para tratamento de pessoas com deficiências diversas que residam no Alemão, equipando-o com mobílias e demais equipamentos.

Ritmo do Complexo (Luis Cláudio da Silva)

O projeto Ritmo do Complexo se propõe a capacitar jovens e crianças, oferecendo oficinas musicais, com o resgate da cultura local. Hoje, mais de 30 crianças frequentam as aulas de percussão da escola de samba Unidos do Complexo do Alemão, mas há outras 120 aguardando para participar. A partir de novembro, com a ajuda de três professores voluntários, o projeto irá oferecer aulas três vezes por semana, em dois turnos. “Acreditamos que investindo nas crianças estamos construindo um novo futuro”, explica o percussionista Luis Cláudio Silva.