Prefeitura e Cisco inauguram espaços de telepresença nas Naves do Conhecimento

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), e a Cisco inauguraram, nesta quarta-feira (16/dez), às 10h, espaços de telepresença nas Naves do Conhecimento de Triagem, Padre Miguel, Madureira e Nova Brasília, no Complexo do Alemão, que ficarão como legado tecnológico da Rio 2016. Equipados com as mais modernas tecnologias de colaboração, estes espaços multiusos receberam infraestrutura de conectividade e soluções de cooperação capazes de revolucionar a forma como as pessoas recebem e compartilham conhecimento.
Já na inauguração, será lançado o projeto “Eu Comunidade”, parceria da SECT com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (IMT) e apoio das empresas parceiras Cisco, Intel e Instituto Embratel, de utilização da “Teoria U”, desenvolvida por pesquisadores do IMT como forma de desenhar e conduzir profundos processos de aprendizado coletivo. Inicialmente, o “Eu Comunidade” será aplicado na Nave do Conhecimento de Triagem.
Os espaços de telepresença também podem ser utilizados para a conexão com centros de pesquisa e a realização de eventos, tais como palestras e sessões de colaboração a distância com especialistas de todas as áreas do Conhecimento do mundo. Durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, vão possibilitar a inclusão e o engajamento das comunidades do entorno das Naves com os Jogos e com os atletas, através da interação online e presencial. Estes recursos potencializam a conexão em rede entre as Naves do Conhecimento, que já atuam utilizando a tecnologia Webex, própria para este tipo de interação. A previsão é equipar as oito Naves do Conhecimento com estes espaços de telepresença com tecnologia de ponta.
Em outubro deste ano, a SECT e a Cisco implantaram o maior laboratório do programa Cisco Networking Academy do Brasil na Nave do Conhecimento de Triagem, com a instalação de mais de três toneladas de equipamentos. Com os espaços multiuso, totaliza um investimento de R$ 5 milhões em legado tecnológico para a cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, foi anunciada parceria entre SECT, Cisco e Comitê Olímpico no Programa “Abraça Rio 2016”, que vai promover capacitação profissional, empregabilidade e geração de renda na área de tecnologia a jovens das comunidades cariocas.
  A Nave do Conhecimento de Triagem fica no Condomínio Bairro Carioca (acesso pela Rua Bérgamo, nº 320)- Triagem.

nave do conhecimento Triagem