Prefeitura de Mesquita recebe inscrições para agentes de leitura

A Prefeitura de Mesquita, por meio da secretaria municipal de Cultura e em parceria com os governos estadual e federal, está com inscrições abertas, até o dia 21 deste mês, para o preenchimento de cinco vagas no projeto Agentes de Leitura. As oportunidades são para jovens com idades entre 18 e 29 anos, moradores do município e que tenham o Ensino Médio completo ou em andamento no dia da inscrição. A iniciativa visa estimular o hábito da leitura entre os munícipes.

Os candidatos passarão por avaliações de conhecimento e de leitura, além de entrevista. Os selecionados terão contrato de um ano, com carga horária de 20h semanais, e receberão bolsa-auxílio de R$ 350 por mês. Os agentes de leitura também terão à disposição uniforme, bicicleta e uma mochila com kit de livros. Dessa forma, poderão visitar famílias, escolas e pontos de leitura do município.

O agente de leitura é um mediador cultural que atua na formação de novos leitores. Ele propõe e desenvolve atividades de leitura, como cirandas de livro, contação de histórias, leituras compartilhadas, saraus artísticos e performances literárias, além de intermediar empréstimos de livros. Edital, inscrições e outras informações nos sites www.sec.rj.gov.br  ou www.cultura.gov.br.

  15