Poeta Sérgio Vaz participa de saraus na Mangueira e no Vidigal

Créditos: Reprodução Internet

Um dos mais conhecidos poetas da periferia, Sérgio Vaz participa neste sábado de mais uma palestra do ciclo de formação de poetas FLUP Pensa. A atividade, realizada pela FLUP – Festa Literária das Periferias, acontece às 17h, no Museu do Samba, na Mangueira, Zona Norte do Rio. Sérgio também traz ao Rio hoje, 02, seu livro “Flores de Alvenaria” em sarau especial no Morro do Vidigal.

Sérgio Vaz é um dos principais nomes da poesia brasileira na atualidade. O mineiro radicado em São Paulo é criador do Cinema na Laje, projeto “Poesia nos Muros” e “Poesia contra violência”, que percorre escolas públicas batendo papo sobre poesia e cultura. Na FLUP Pensa, ele vem acompanhado de diversos poetas da Cooperifa, sarau que organiza todas as terças-feiras, no Zé Batidão, bar da zona sul de São Paulo.

O bate-papo, que é gratuito e aberto ao público termina com o primeiro sarau da FLUP Pensa de 2017 e tem como principal finalidade ampliar o repertório dos autores das periferias cariocas que participam da coletânea de poemas da FLUP 2017. “Pedimos aos participantes do processo de formação que tragam um poema sobre a exploração do trabalho infantil e a escravidão contemporânea, mas que usem o tema subjetivamente e soltem suas imaginações”, aponta Ecio Salles, um dos idealizadores da FLUP. “O tema tem que ser libertador e sutil, e a poesia não pode ter sido publicada em nenhum livro profissional”, complementa.

Lançamento de livro no Vidigal
De passagem pela cidade, o poeta também é o anfitrião do Sarau da Cooperifa, que acontece hoje, 02, às 20h, na filial da Ganjah no Morro do Vidigal. O evento comemora no Rio o lançamento de “Flores de Alvenaria”, último livro de Sérgio Vaz, e conta com a participação do grupo Nós do Morro, Apafunk e DJ Fish.

“Flores de Alvenaria” foi lançado em 2015. A obra traz contos e poesias sobre o cotidiano na periferia, em temas como liberdade, negritude, sexo e empatia.

 

Serviço:
Sarau da Cooperifa no Morro do Vidigal
Data: 02 de junho, às 20 h
Endereço: Ganjah Vidigal (Rua Dr. Olinto de Magalhães, 44 – Vidigal, Rio de Janeiro – RJ)
Entrada franca.

Ciclo de formação de poetas Flup Pensa – Sérgio Vaz
Data: 03 de junho, às 16 h
Endereço: Museu do Samba (Rua Visconde de Niterói, 1296, Mangueira, Rio de Janeiro – RJ)
Entrada franca.