Planetário do Rio completa 46 anos com atividades gratuitas

Créditos: Reprodução internet

O mês de novembro é de festa para o Planetário do Rio. A partir de 19 de novembro, data em que comemora seus 46 anos, o espaço apresenta extensa programação com atrações infantis, concertos, oficinas, filmes e palestras. São dez dias de atividades culturais gratuitas.

O primeiro fim de semana de comemorações vai ser cheio. O acesso ao Museu do Universo é gratuito, assim como as quatro Sessões de Cúpula oferecidas no sábado e no domingo (“A Janela Mágica – 15h”; “Uma Aventura no Planetário” – 16h e 17h; “O Céu: Histórias e Estrelas” – 18h). No dia 19 (sábado), a manhã começa com uma das atividades infantis mais tradicionais do Planetário: o Pipocando Arte, que acontece na companhia do Gran Circo Pipoca, trazendo um espetáculo de circo e oficinas lúdicas para a garotada. Além das crianças, os adultos também estão incluídos nessa comemoração. Às 11h30, o Auditório recebe a apresentação do Duo Oboé-Piano, formado por William Wilgus, primeiro oboísta da National Symphony Orchestra de Washington e Catherine Henriques no piano. No mesmo dia, às 17h, acontece, também, o Cineclube Sci-Fi, com a exibição do filme “Gravidade”, na Cúpula Carl Sagan, com som original e legendas. Após a exibição, acontecem debates com convidados e sorteio de brindes.

No domingo, dia 20, é a vez do Mundinho Geek, que traz oficinas, desfiles/concurso cosplay, quiz geek e muito mais. Entre os destaques estão a área de videogames, de cardgames, quadrinhos, as Arenas Jedi e Medieval, oficina de naves espaciais, entre outros. Até os bebês estão incluídos na programação com a atividade sensorial, que visa estimular a descoberta de sons, cores e texturas. O Mundinho Geek acontece das 10h às 17h.

Entre os dias 21 e 24, os fãs de astronomia podem participar de uma série de palestras gratuitas, que acontecem sempre das 19h às 21h. Os temas são Ondas Gravitacionais (21/11); Sondas Espaciais (22/11); Céu do Dia (23/11) e Astronomia Cultural (24/11). No dia 23 acontece, ainda, a Observação do Céu Especial, na companhia do nosso time de astrônomos.

Na quarta-feira (23), das 9h30 às 17h, a sustentabilidade será abordada durante o seminário “Rio-Prefeitura Sustentável”, que vai abordar as perspectivas para uma sustentabilidade corporativa municipal. O evento é direcionado ao público interessado na troca de ideias e informações sobre as medidas necessárias para alcançar a ecoeficiência dos prédios públicos. Serão, ao todo, 11 palestras ministradas, por especialistas da área. Para encerrar, no dia 26, às 16h, o público do Planetário terá a oportunidade de conferir a apresentação da pianista renomada e premiada internacionalmente, Lícia Lucas.

 

Serviço:
Planetário 46 anos
Data: De 19 a 26 de novembro
Endereço: Planetário do Rio (Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea)
Entrada franca.