Pique Novo grava DVD ao lado de grandes nomes do samba

Grupo comemora 25 anos de carreira

Grupo está em atividade desde 1995 (Créditos: Mano George / ANF)

Cinco mil pessoas lotaram a tradicional quadra da G.R.E.S. Portela, Zona Norte do Rio, no último dia 06. A noite não poderia ser mais especial: o Pique Novo gravou um DVD em comemoração aos seus 25 anos de carreira. Cercados por amigos, o grupo contou com a presença de grandes personalidades, como Xande de Pilares, Bira Presidente (Fundo de Quintal), Grupo Molejo, Péricles e até do craque Ronaldinho Gaúcho.

“Ursinho de pelúcia” foi um dos destaques do repertório do Pique Novo, que fez o público se emocionar e cantar junto grandes sucessos das mais de duas décadas do grupo. Grande surpresa da noite, Péricles também soltou a voz ao lado da banda na música “No meu quintal”: “O Péricles é um grande amigo, um cara que a gente admira muito, um excelente artista, uma das maiores vozes do samba”, conta o vocalista Liomar.

Liomar e Bira Presidente, do grupo Fundo de Quintal (Créditos: Filipe Rafael / ANF)
Liomar e Bira Presidente, do grupo Fundo de Quintal (Créditos: Filipe Rafael / ANF)

Bira Presidente, vocalista fundador do Fundo de Quintal, subiu ao palco para cantar “Nossa escola”, assim como Xande de Pilares (“Sol da madrugada”). Bira é uma referência não só pra todos do Pique Novo, mas para todo o mundo do samba. “Estar aqui hoje com esses meninos pra mim é um prazer muito grande. A gravação desse DVD é mais um ponto para a nossa cultura”, afirma Bira, que é uma espécie de padrinho para o grupo.

Uma das grandes apostas do Pique Novo para o samba em 2017, o cantor Maycon Sarmento encerrou a festa ao lado de Liomar e cantou os hits das rádios “Eu tenho muito mais” e “Você não é ninguém”. Maycon foi revelado aos 17 anos por Cesinha, um dos vocalistas do grupo, e expressou a sua felicidade por participar deste trabalho: “Estou muito feliz, sou muito grato ao Pique Novo por abrir este espaço para mostrar o meu trabalho nacionalmente”, explica Maycon, que é contratado pela Sony Music.

Com tantas emoções, o público não poderia se sentir de maneira diferente ao final do grande evento: “Foi muito bom, muito emocionante”, conta Leandra Nogueira, moradora do Morro da Lagartixa e que faz parte do fã-clube do Pique Novo desde o ano passado. “Trouxe o meu marido e uma amiga. Estou muito feliz”, finaliza.

 

Novidades no mundo gospel

Em entrevista à Agência de Notícias das Favelas, o vocalista do Pique Novo Liomar afirmou que outras parcerias estão para acontecer em breve, não só no mundo do samba, mas também na música gospel. Os cantores Anderson Freire e Kleber Lucas já estão cotados para futuros projetos no segmento. O Pique Novo já tem em seu histórico a regravação da música “Faz um milagre em mim” com Regis Danese.

 

Artigo anterior“Depressão na favela é coisa de vagabundo!” (mas não deveria ser)
Próximo artigoGrupo de estudantes da Maré realiza curso sobre a história das favelas
Mano George
George Fernando Coelho, nascido no Rio de Janeiro em 23 de abril de 1981, conhecido popularmente por Mano George. É jornalista formado em comunicação social nas Faculdades Integradas Hélio Alonso, e passou a adquirir o perfil de "Mano" ao seu nome, após iniciar carreira musical como rapper do antigo grupo Aliados de Deus e trabalhar como locutor nas rádios das comunidades do Lagartixa, Quitanda e Pedreira, localizadas no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, zona norte do Rio. Trabalhou como correspondente do site Viva Favela e do portal Radiotube há mais de 7 anos, além de trabalhar na empresa Graça e Paz Multimídia atuando na Rádio Graça e Paz FM como apresentador e repórter de 2003 a 2011. Foi assessor de imprensa do jogador de futebol Julio Cesar, volante do Boa Vista, pelo carioca em 2011/2012. Foi assessor de imprensa do candidato a vereador Xandinho Jogador, nas eleições 2016, além de ter sido jornalista do Sintrasef (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do RJ) 2013/2015. Foi assessor de imprensa do Superintendente da Pavuna Itagibe Cabral, no início do governo Marcelo Crivella, na Prefeitura do Rio. Hoje é correspondente da ANF, jornalista do Programa Favela Recebe pela Outro Lado Produções e assessor de imprensa do Museu do Grafite.