Pesquisa apresenta os donos das mídias no Brasil

Crédito: Divulgação

A organização internacional e não governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) em parceria com o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lançam o projeto Monitoramento da Propriedade da Mídia (Media Ownership Monitor – MOM, na sigla em inglês), no dia 1º de março, às 19h, na Casa Pública, no Rio de Janeiro.

O evento vai apresentar os resultados da pesquisa sobre os proprietários da mídia no Brasil, além de proporcionar um debate sobre jornalismo, política e religião no país.

O resultado será apresentado ao longo de um debate que contará com a presença da pesquisadora do Intervozes, Olívia Bandeira, do coordenador do escritório para a América Latina da Repórteres sem Fronteiras, Artur Romeu, da pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Christina Vital e do jornalista e diretor do site De Olho nos Ruralistas, Alceu Castilho.

A pesquisa do Monitoramento da Propriedade da Mídia – Brasil mapeou os 50 maiores veículos de mídia impressa, rádio, televisão e internet do país, os grupos econômicos a que pertencem, seus proprietários, que outros negócios possuem, suas relações políticas.

Confirme presença aqui: https://goo.gl/EtB1QQ

Serviço:

Lançamento MOM: Quem controla a mídia no Brasil?

Horário: 19h
Data: 01/03/2018
Endereço: Casa Pública
Rua Dona Mariana, 81 – Rio de Janeiro

Entrada: Gratuita

Sobre o Media Ownership Monitor/MOM:

O Monitoramento da Propriedade da Mídia (Media Ownership Monitor/MOM) é uma iniciativa global de pesquisa e incidência política para criar transparência a respeito de quem são os donos da mídia – e, por meio da contextualização e análise de informações, responder a pergunta “quem controla a mídia?”. Fornece ao público uma fonte acessível e continuamente atualizada sobre os interesses por trás das notícias que assistimos, lemos, ouvimos.

O Brasil é o décimo primeiro país onde a pesquisa é realizada. No site Media Ownership Monitor estão os seus resultados em países como Peru, Ghana, Turquia, Filipinas, Ucrânia, Cambodja. Neste momento, a pesquisa está em andamento no Marrocos e no Paquistão e, no início de 2018, começa a ser realizada no México.

No Brasil, foram analisadas as redes de TV aberta Globo, SBT, Record, Band, RedeTV!, RecordNews, TV Brasil, Rede Vida e Gospel, e os veículos de televisão por assinatura, Globo News e Band News. Também foram analisadas as redes de rádio Jovem Pan, Gaúcha Sat, Band FM, Globo AM/FM, Transamérica, Mix FM, CBN, Rede Católica de Rádio, Rede Aleluia, Bandeirantes, BandNews e Novo Tempo; os portais Globo.com, UOL, Abril, IG, ClicRBS, Estadão, R7, Revista Fórum, O Antagonista e BBC; as revistas Veja, Época e IstoÉ e os jornais Folha de S. Paulo, O Globo, Super Notícia, O Estado de S. Paulo, Zero Hora, Extra, Diário Gaúcho, Agora São Paulo, O Estado de Minas, Valor Econômico, Correio Braziliense, O Tempo, Correio do Povo e Daqui.

Para mais informações:
Iara Moura
Assessoria do Intervozes
Telefone: (21) 99668-1214
e-mail:comunicacao@intervozes.org.br