Pensadores debatem temas polêmicos com jovens

Créditos: Reprodução Internet

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro inicia no próximo sábado, 08, às 11h, a segunda temporada do ciclo de palestras Aventuras do Pensamento, que promove debates gratuitos para o público infantojuvenil. Em sete encontros mensais, artistas, intelectuais e filósofos discorrerão sobre temas de sua especialidade em linguagem acessível aos jovens, proporcionando uma oportunidade de interação e aprendizagem.

Na palestra inaugural, a professora de filosofia Carla Rodrigues, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, apresenta o tema “É menino ou menina? – Um debate sobre como nos tornamos o que somos”. A duração será de aproximadamente 50 minutos, somados a mais 40 minutos para perguntas do público.

“Desde antes do nascimento de uma criança, a pergunta ‘é menino ou menina’ é um grande definidor do que viremos a ser”, afirma Carla. “O objetivo da palestra é discutir as razões, filosóficas e históricas, de ainda sermos pessoas definidas pelo sexo biológico que carregamos no corpo”, esclarece.

Aventuras do pensamento foi idealizado por pesquisadores e produtores culturais desejosos de promover o encontro entre aquilo que se produz de mais inquietante no pensamento brasileiro contemporâneo e o mais exigente e provocador dos públicos. Nomes como Eduardo Viveiros de Castro, Maria Rita Kehl, Raquel Rolnik e Muniz Sodré participaram da edição 2016 e debateram assuntos diversos com um público de 10 a 15 anos.

Nesta temporada, que ocorre de abril a novembro, estão presentes grandes intelectuais brasileiros, como Djamila Ribeiro, Luiz Eduardo Soares e Ernesto Neto, abordando temas que vão de violência à criação artística, passando por neurociência, animalidade e a arte de bem viver.

Com exceção do primeiro encontro, as palestras do projeto Aventuras do pensamento estão programadas sempre para o primeiro sábado de cada mês. A entrada é franca e aberta a todas as idades

Programação:
8 de abril (sábado)
11h – É menino ou menina? – Um debate sobre como nos tornamos o que somos – Carla Rodrigues, professora de filosofia (UFRJ)

6 de maio (sábado)
11h – O cérebro no comando – Roberto Lent, neurocientista (UFRJ)

3 de junho (sábado)
11h – Viver e não ter a vergonha de ser feliz – Renato Noguera, professor de filosofia (UFRRJ)

5 de agosto (sábado)
11h – Violência e Invisibilidade – Luiz Eduardo Soares, antropólogo (UERJ)

2 de setembro (sábado)
11h – Saberes animais – Maria Esther Maciel, professora de Literatura (UFMG)

7 de outubro (sábado)
11h – Fazendo arte – Ernesto Neto, artista plástico

4 de novembro (sábado)
11h – A importância de quebrar o silêncio – Djamila Ribeiro, pesquisadora e mestre em Filosofia Política pela Unifesp e feminista

Serviço:
Ciclo de Palestras Aventuras do Pensamento: É menino ou menina? – Um debate sobre como nos tornamos o que somos, com Carla Rodrigues
Data: 08 de abril, às 11h
Endereço: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (com transmissão no Cinema 2)
Entrada franca (Ingressos distribuídos 60 minutos antes de cada palestra).