Orquestra Popular se apresenta no Projeto Nos trilhos da música

     Alunos e colaboradores da Escola de Música Villa-Lobos apresentam diferentes gêneros musicais aos domingos na BPE

Orquestra Popular

A partir do dia 14 de setembro, a Biblioteca Parque Estadual – um espaço da Secretaria de Estado de Cultura – recebe o projeto Nos trilhos da música. Durante 15 domingos, grupos formados por alunos e colaboradores da Escola de Música Villa-Lobos convidam o público a embarcar em uma viagem sonora. Inspirado em uma das mais famosas composições de Heitor Villa-Lobos, o “Trenzinho Caipira”, o projeto interpreta diferentes gêneros musicais.

 Dividido em 11 categorias, Nos trilhos da música estreia com a estação “Nordeste”, que leva os visitantes a percorrer as paisagens nordestinas com seus contrastes, ao som de baião e xote. Quem comanda o ritmo nordestino é a Orquestra Popular, que se apresenta na Biblioteca Parque Estadual neste domingo e volta no dia 14 de dezembro. Para os amantes do jazz, a Escola de Música Villa-Lobos preparou uma viagem internacional ao som afro-americano interpretada pelo grupo Jazz, nos dias 21 de setembro e 23 de novembro.

 Durante a estação “Chorinho”, os passageiros podem apreciar um dos gêneros mais populares da música brasileira. Homenageando Jacob do Bandolim, a Escola de Música Villa-Lobos criou o “Chorinho Jacob do Bandolim”. O grupo Chorando Baixinho, que comanda essa estação, se apresenta nos dias 19 de outubro e 16 de novembro.

 O público vai poder viajar por diferentes sons nacionais na estação MPB, que acontece dia 28 de setembro com o Coro de Câmara de Adolescentes. Composições de nomes como Dominguinhos, Vinicius de Moraes, Banden Powell são apresentadas ao lado de músicas mais recentes, como faixas da funkeira Valesca Popozuda.

 No dia 12 de outubro, a Escola de Música Villa-Lobos convida as crianças para conduzirem a viagem. Esta estação conta com a participação do Coro de Câmara Infanto-Juvenil. Já a estação “Romance”, comandada pelo Coro de Câmara,  apresenta músicas românticas no dia 9 de novembro.

 Em dezembro, o clima natalino toma conta do projeto. Durante esse mês, o “Chorinho de Natal” mostra um arranjo especial para faixas que homenageiam a data, com o grupo Chorando Baixinho, dia 7 de dezembro. Na véspera do Natal, 21 de dezembro, a estação apresenta músicas que fazem parte da cultura natalina.  Depois de 14 semanas, o projeto chega ao fim com a reprodução de famosas trilhas de cinema, na Estação Cinema Americano, dia 28 de dezembro.

O projeto “Nos trilhos da música” acontece no auditório Darcy Ribeiro aos domingos, sempre às 13h. A entrada é gratuita e a classificação livre. Para participar, os interessados devem retirar os ingressos no local com uma hora de antecedência.

14/12 – Orquestra Popular – Estação Nordeste

21/12 – Coro de Câmara de Adolescentes – Estação Natal

28/12 –  Grupo do Improviso – Estação Cinema

14 de dezembro, domingo, às 13h.

Grátis

Local: Biblioteca Parque Estadual (BPE), Auditório Darcy Ribeiro

Endereço: Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Obs: os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência

 SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA VILLA-LOBOS

Fundada em junho de 1952, a Escola de Música Villa-Lobos foi idealizada como um centro popular de ensino de arte. Hoje, concentra o seu ensino em música e oferece cursos para o público de todas as idades. Atualmente a escola integra a estrutura da Secretaria de Estado de Cultura, estando subordinada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro/FUNARJ.