Organização internacional lança edital para projetos em favelas

Evento para treinamento de facilitadores e líderes comunitários do programa Active Citzens, do British Council, com o apoio dos parceiros da REDEH, em Xerém, RJ, 27/11/2016. (Crédito: Eduardo Martino / Zuppa Filmes)

Um projeto para capacitar doulas no Complexo do Alemão, uma escola de cinema no Morro da Providência, uma iniciativa para a valorização de um museu a céu aberto que guarda parte da história da Baixada Fluminense. O que essas três ações têm em comum? Além de serem criadas e geridas por mulheres e estarem impactando a realidade de suas comunidades através de projetos desenvolvidos por seus próprios moradores, são algumas das iniciativas apoiadas pelo Active Citizens (Cidadãos Ativos) em 2016 e 2017.

O programa, promovido pelo British Council, têm o protagonismo de mulheres, meninas e jovens como sua principal característica e já capacitou quase 500 pessoas de 30 comunidades dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Os resultados do programa vão ser celebrados, na quinta-feira (22), a partir das 15h, no Centro Sebrae de Referência ao Artesanato Brasileiro (CRAB), Praça Tiradentes 69, Centro do Rio.

Além dos resultados de 2017, durante o evento também será lançado o Edital para Projetos de Ação Social, voltado para os participantes do programa nos últimos dois anos, que poderão receber aportes de até R$ 3 mil para desenvolver suas iniciativas, além de acompanhamento e treinamentos realizados pela plataforma Atados

– É muito importante que o Brasil seja representado nessa rede de projetos, que existe no mundo inteiro, apoiando o fortalecimento de líderes comunitários e jovens, com treinamentos e capacitações. Active Citizens é sobre a construção de confiança, entre e dentro das comunidades. Fazemos isso apoiando as pessoas que desejam agir em questões locais e globais, dando-lhes capacidade de mobilizar outras, criar sociedades mais inclusivas e resilientes e abrir caminho para futuras parcerias internacionais mais fortes no futuro, afirma o diretor do British Council Brasil, Martin Dowle.

Durante o evento, haverá apresentações das Active Citizens Leila Araujo, Raquel Spinelli, Camila Habdallah e Anny Caroline, que vão falar sobre suas experiências em participar do programa e qual foi o impacto de seus projetos nas comunidades e nas pessoas envolvidas. “Nós queremos transformar espaços degradados em jardins, tendo como planta principal a Crotalaria, que atrai a libélula, predadora natural do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da Dengue, Febre Amarela e Zica Vírus)”, conta Leila, participante de São Gonçalo, município da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Sobre o British Council Brasil

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Está presente em mais de 100 países e seus principais parceiros incluem governos, organizações não governamentais e instituições privadas. Promove cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes, sociedade e educação.

Sobre o Active Citizens

É um programa global de liderança social que busca promover o diálogo intercultural, o desenvolvimento social e mudanças sustentáveis lideradas pelas comunidades. O objetivo é potencializar a contribuição dos líderes comunitários para alcançar o desenvolvimento sustentável, tanto local quanto globalmente. As comunidades atendidas são alcançadas através de parcerias do British Council com organizações da sociedade civil locais: Instituto Procomum, Recode, Redeh, Redes da Maré e Sinal do Vale.

A participação no Active Citizens oferece uma gama de oportunidades para pessoas e organizações que demonstrem responsabilidade social e motivação para trabalhar com diferentes pessoas em ações sociais lideradas pelas comunidades e em implantar e facilitar projetos, principalmente de mulheres, meninas e jovens, que geram impacto social sustentável nas comunidades.

Além do Brasil, outros 49 países participam do Active Citizens. O programa oferece oportunidades de treinamento e intercâmbio para que os participantes desenvolvam suas habilidades de liderança e ampliem sua compreensão das conexões locais e globais e os fatores culturais, sociais, econômicos e políticos que moldam suas comunidades.