Ônibus leva espetáculo para a Maré

Créditos: Divulgação

O projeto 1001 Espetáculos, da Spiral Criativa e Instituto JCA, apresenta no sábado, dia 11, o espetáculo gratuito Recontando o Pequeno Príncipe, com a Cia Arte Corpo. O evento acontece às 10 h, na Vila Olímpica da Maré, e conta com recursos de acessibilidade de audiodescrição e libras. A indicação é livre.

Na sinopse, Viajantes de um planeta distante contam histórias por onde passam e ao chegarem na terra uma delas se depara com o livro do Pequeno Príncipe. E a ideia surge imediatamente: viver e narrar essa linda história de aventura e suspense, amor e amizade. E assim, como mágica, personagens e bonecos se misturam, “ganham vida” e vão tecendo a trama ora como Pequeno Príncipe, ora como serpente, como aviador, raposa ou rosa.

O 1001 Espetáculos teve inicio em agosto e já passou por Niterói e Nova Friburgo. Até o final de dezembro, ele estará na cidade do Rio e os próximos destinos serão as cidades de Macaé, Campos dos Goytacazes e Itaperuna. Até maio de 2018 o projeto vai oferecer 200 oficinas e 90 espetáculos teatrais gratuitos, beneficiando mais de 20 mil crianças, 40 escolas públicas e 33 mil espectadores em periferias com pouco ou nenhum acesso a equipamentos teatrais.

Ao todo, dez empresas, 26 profissionais e mais de 50 companhias, grupos e coletivos de artistas estão diretamente envolvidos com o 1001 Espetáculos. Mais de 70% do orçamento do projeto estão sendo reinvestidos nos mercados culturais locais e contribuindo para o crescimento da economia criativa no Estado do Rio de Janeiro, já que o projeto oferece espaço para que os comerciantes da área trabalhem durante a realização dos espetáculos em locais públicos.

O espetáculo será encenado em um ônibus transformado em equipamento teatral, com direito a estrutura de camarim, luz e som, cenografia técnica e mobiliário de plateia. Durante a semana, o 1001 Espetáculos ocupa as escolas públicas municipais com oficinas de artes cênicas. Nos finais de semana, o projeto será levado aos espaços públicos com a apresentação de espetáculos de diferentes estéticas teatrais e apoiadas em temáticas da cultura popular local 100% acessíveis, com recursos de áudio descrição e intérprete de libras.
Serviço:
Espetáculo Recontando o Pequeno Príncipe
Data: 11 de novembro, às 10h
Endereço: Vila Olímpica da Maré (Rua Tancredo Neves, S/N, Maré, Rio de Janeiro – RJ)
Entrada franca.