ONG Recode oferece oficinas em favelas e bairros do Rio e Niterói

Créditos: Divulgação

A ONG Recode, com mais de 20 anos de atuação no empoderamento digital, promove uma maratona de oficinas abertas para jovens em territórios do Rio nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro. A iniciativa celebra o Dia da Internet Segura, comemorado nesta terça-feira, 06. As inscrições podem ser realizadas até 30 minutos antes do início das atividades, diretamente nos locais das oficinas, que acontecem cinco espaços da Região Metropolitana.

Na Associação de Moradores da Candelária, na Mangueira, uma oficina com produção de fanzines sobre ciberbullying, violação de intimidade e privacidade na rede será realizada com apoio da Safernet Brasil, responsável pelo Dia da Internet Segura no país desde a 1ª edição, em 2009. A ação tem a parceria da Associação Meninas e Mulheres do Morro e Sacode Mangueira e contará com a participação de Rodrigo Baggio, presidente da ONG Recode.

Além da Mangueira, comunidades de Niterói, Cidade de Deus, Acari, Paciência e São Gonçalo também receberão oficinas para adolescentes em parceria com instituições locais. A atividade acontece também na cidade de São Paulo, em Nova Cachoeirinha, no Espro, com evento fechado para convidados.

O Dia da Internet Segura é comemorado em mais de 110 países, e promove a conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável da web. Em 2018, já são mais de 40 atividades programadas em diversas cidades do país. Ainda no dia 06, a ONG Recode disponibiliza em seu site a cartilha Internet Segura, voltada para professores e alunos, com orientações e sugestões de dinâmicas para abordar o tema em sala de aula.

Confira abaixo a programação completa das Oficinas do Dia da Internet Segura no Rio de Janeiro.

 

06/02 (Terça-feira)

10h – INPAR – Instituto Presbiteriano Álvaro Reis – Cidade de Deus
Endereço: Rua Edgard Werneck, 846, Rio de Janeiro – RJ

10h – Associação de Moradores da Candelária – Mangueira
Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1100 fds (Galpão em frente ao Bar do Zé), Rio de Janeiro – RJ

14h – CEJOMM – Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida – Niterói
Endereço: Rua Padre Emilio Miotti, 10, Niterói – RJ

 

07/02 (Quarta-feira)

9h – Meninos da Amendoeira – São Gonçalo
Rua Emídio Dantas Barreto, LT 06 Qd 26, Jardim Amendoeira, São Gonçalo – RJ

10h e 14h – Pastoral do Menor – Acari
Endereço: Rua Guaiuba, 130, Acari, Rio de Janeiro – RJ

 

08/02 (Quinta-feira)

10h e 14h – Pastoral do Menor – Paciência
Endereço: Rua Alcantil, 140, Parque São Paulo, Paciência, Rio de Janeiro – RJ