Ocupa Escola abre inscrições para residência artística em 11 escolas públicas

Ocupa Escola - residência artística

Programa valoriza artistas locais e oferece espaço para ensaios
e bolsa para realização de oficinas para estudantes da rede municipal

O Programa Ocupa Escola amplia suas ações na transformação de escolas da rede municipal em equipamentos públicos de cultura e abre inscrições, até 20 de junho, para residência artística em 11 escolas. Podem participar do processo seletivo grupos de artistas da Zona Norte, Zona Oeste e Centro da cidade. 

O projeto, em parceria com as escolas, irá selecionar grupos locais de teatro, dança, capoeira, música ou de qualquer outra linguagem que tenham necessidade de espaço físico para realizar seus ensaios e processo criativo. É importante que os grupos tenham marcante atuação nos bairros onde estão localizadas as escolas participantes do Programa Ocupa Escola.

Os grupos também receberão uma bolsa de R$1.500,00 por mês para ministrar oficinas artísticas para os alunos durante seis meses.

“Nossa prioridade é valorizar o artista atuante no entorno da escola e dar protagonismo aos alunos, fomentando sua expressão artística”, afirma Marcus Galiña, coordenador do Ocupa Escola.

Como participar

As inscrições são abertas para grupos de artistas do município do Rio, do dia 25 de maio a 20 de junho. Para participar é preciso preencher o formulário online diretamente no link http://goo.gl/forms/pKJ5dbE0bH ou acessar pela página oficial no Facebook https://www.facebook.com/ocupaescola.  É preciso escolher a escola que tem interesse em fazer a residência.
São quatro (04)  na zona oeste, seis (06) na zona norte e uma no Centro. As vagas são para 11 grupos.

Podem concorrer grupos com diferentes manifestações artísticas como hip hop, teatro, dança, grafite, pintura, música, entre outras. O resultado será divulgado no dia 25 de junho.


Sobre o Ocupa Escola

O Ocupa Escola torna 11 escolas municipais em “equipamentos públicos de cultura”, com programação artística gratuita a cada 15 dias para professores, estudantes, favelas e o público em geral. O programa é desenvolvido pela ONG Arte de Educar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a partir de uma proposta do movimento Reage Artista.

 

Escolas participantes do Programa Ocupa Escola

§  Casarão dos Prazeres – Morro dos Prazeres (Santa Tereza)

§  Escola Municipal República da Argentina – Vila Isabel

§  Escola Municipal Maranhão – Pilares

§  Escola Municipal Clotilde Guimarães – Maré (Av. Brasil)

§  Escola Municipal Desembargador Montenegro – Vila Kosmos

§  Escola Municipal Coelho Neto – Ricardo de Albuquerque

§  Escola Municipal Embaixador Ítalo Zappa – Vargem Pequena (Conjunto Bandeirantes)

§  Escola Municipal Henrique de Magalhães – Bangu

§  Escola Municipal Alcides Carneiro – Campo Grande

§  Palacete Princesa Isabel – Santa Cruz

§  Escola Municipal Rodrigo Otávio – Ilha do Governador