O samba faz 101 anos em plena forma

Palco em Oswaldo Cruz. (Créditos: Carlos Silva / RACC)

No último sábado, 02, Oswaldo Cruz foi palco de diversas rodas de samba, que encheram de alegria as ruas do bairro. A agitação era por causa de mais uma edição do Trem do Samba, em comemoração ao Dia Nacional do Samba e pelo ano do centenário da canção “Pelo Telefone”, de Ernesto dos Santos, o Donga (1889-1974), a primeira gravação fonográfica de um samba no Brasil.

Em mais um ano do evento – já são 22 edições -, partiram da Central do Brasil a Oswaldo Cruz quatro trens (oito vagões) lotados de alegria, muita energia e samba no pé. Em cada um deles, estava uma programação diversificada de sambistas, passistas, porta-bandeiras, o Cacique de Ramos, a Primeira Corte da Intendente de Magalhães, entre outras atrações.

Foram inúmeras as rodas de samba que lotaram as ruas e praças do bairro de Oswaldo Cruz. Personalidades do samba, como Nilze Carvalho, Gabrielzinho do Irajá, Noca da Portela, Sombrinha, Dominguinho do Estácio, além das tradicionalíssimas Velha-Guarda do Império Serrano, Mangueira, Salgueiro, Portela, Vila Isabel, se apresentaram em três palcos.

A harmonia dos presentes contagiou a todas e a todos, seguindo madrugada adentro, com composições circulando de Oswaldo Cruz a Santa Cruz, Japeri e Central até as 2 h da manhã. Sem contratempos de segurança, a festa estava nos trilhos. A organização prezou pela informação aos que estavam ali para cortejar o Samba.