O papel do movimento comunitário na reafirmação da Democracia

Seminário no dia 05 de Maio, dia nacional do Líder Comunitário.

lider comunitario

Com o advento da lei número 11.287, de 27 de março de 2006, que institui o dia 5 de maio como o Dia Nacional do Líder Comunitário, passou-se a ser celebrado essa conquista com atividades que chamasse à responsabilidade das atribuições de lideranças comunitárias.

O termo líder é dedicado ao indivíduo que conduz e/ou orienta ações e ideias. Na qualidade de guia ou condutor que representa para um grupo uma corrente de opinião e é notabilizado, na maioria dos casos, como aquela pessoa que tem o dom de despertar nos outros a vontade de fazer. Assim, esse anônimo “servidor voluntário da sociedade” assume o papel de porta voz do povo, representando este diante das autoridades na busca de soluções para diferenciadas demandas sociais.

Reconhecer que o líder comunitário é uma das mais legítimas autoridades que emerge do próprio núcleo comunitário onde reside, desenvolvendo ali um trabalho social e político, solidário e consciente, manifestando a inalienável vontade de seu grupo social. Não é exagero dizer que o líder comunitário facilita o trabalho dos Poderes da República, porque a sua organização comunitária agiliza o desempenho político desses poderes constituídos.

Nesse contexto, o líder que traduz a vontade de seu grupo e através de iniciativas educativas, esportivas, culturais, sociais, políticas vai desenvolvendo a célula social no tecido municipal, estadual e também nacional, buscando sempre obter significativas melhorias para sua comunidade e, por conseguinte, para a população no geral.

O seminário será realizado no dia 05 de Maio, a partir das 18 h e previsão de término 21h,  no auditório do prédio anexo da ALERJ.

Expositores convidados:

Professor Dr Gelsom Rozentino/UERJ

Professor Dr Rafael dos Santos/UERJ

Mediação: Deputada Martha Rocha

Início das exposições do tema do Seminário (30 minutos cada expositor)

19h – Intervenção da plenária.

19:45h – Palavras finais e saudação dos expositores 20:10h – Entrega das moções das lideranças comunitárias homenageadas.

20:10h – Entrega das moções das lideranças comunitárias homenageadas.