O legado de Jorge Amado em pauta na Caixa Cultural Rio de Janeiro

Logo-caixa-cultural

Projeto traz oficinas, leituras dramatizadas e debate sobre quatro obras de um dos mais importantes autores do país

 

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 15 a 18 de setembro (terça a sexta-feira), o projeto Jorge Amado em 4 faces, dedicado ao legado do escritor baiano e que busca a valorização da cultura e da literatura nacional. Durante quatro dias, serão realizadas oficinas, leituras dramatizadas e uma mesa de debates dedicada à apresentação ao público de parte da obra do escritor. O evento é gratuito e aberto a todos que têm interesse pela obra de Jorge Amado.

O projeto tem como público-alvo, especialmente, estudantes adolescentes de escolas municipais e projetos sociais, buscando promover a inclusão e interação de alunos ouvintes e surdos, os quais serão atendidos por intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), nos dias 16 e 17 de setembro. Para participar é preciso se inscrever, até o dia 13 de setembro, pelo e-mail: jorgeamado4facesrj@gmail.com.

As oficinas trabalharão os livros O país do CarnavalCapitães da AreiaDona Flor e seus dois maridos e Tenda dos Milagres. Tais obras tratam de temas a serem abordados e explorados junto aos jovens que ainda estão em seu processo de formação, como o início da vida adulta, a religiosidade, a sexualidade e a violência. Após a oficina, os alunos serão convidados a participar de uma leitura dramatizada com os atores Jessy Gonçalves, Lorraine Mayer e Thiago Grisolia, que interpretarão o trecho do livro.

No último dia, na sexta-feira, a partir das 17h, será realizada uma mesa de debates sobre as obras do escritor com a presença de Cecília Amado, neta de Jorge Amado e cineasta, e também de Marisa Mello, pesquisadora da obra do autor.

“Concebemos o projeto com o intuito de trazer a obra de Jorge Amado para o público adolescente pelo seu teor social. Em 2015, Jorge Amado completaria 103 anos de vida. Contudo, suas obras permanecem atuais e permitem reflexões importantes para a sociedade ainda nos dias de hoje. Visando promover a inclusão, foram pensadas oficinas e leituras dramatizadas para jovens surdos e ouvintes”, declaram Ana Hortides e Joana Nantes, idealizadoras do projeto.

O projeto tem realização da Rapsódia – Empreendimentos Culturais com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

Programação:
Terça-feira (15 de setembro)

Oficina e leitura dramatizada: País do Carnaval

Horário: das 14h às 17h

 

Quarta-feira (16 de setembro)

Oficina e leitura dramatizada: Capitães da Areia

Horário: das 14h às 17h

 

Quinta-feira (17 de setembro)

Oficina e leitura dramatizada: Dona Flor e seus dois maridos

Horário: das 14h às 17h

 

Sexta-feira (18 de setembro)

Oficina e leitura dramatizada: Tenda Dos Milagres

Horário: das 14h às 17h

Mesa de debate – com a presença de Cecília Amado e Marisa Mello.

Horário: das 17h às 18h

 

O projeto acontece de 15 a 17 de setembro (terça a quinta-feira), das 14h às 17h; e 18 de setembro (sexta-feira), das 14h às 18h. A Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 fica na Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca). A classificação indicativa é de 12 anos, o local tem 80 lugares e a entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos a partir de 1h antes de cada dia.