NOVAS VAGAS PARA COMPOR O GRUPO DE TEATRO, NA BIBLIOTECA PARQUE DE MANGUINHOS

Manguinhos em Cena, projeto de ocupação teatral em Manguinhos, abre novas vagas para compor o grupo de teatro já existente na Biblioteca Parque de Manguinhos, espaço da Secretaria de Estado de Cultura, com oficinas de formação artística e técnica em teatro.

 Ao todo, serão seis novas vagas para maiores de 16 anos, e as inscrições podem ser feitas na própria Biblioteca Parque de Manguinhos ou pelo email manguinhosemcenta@companhiadogesto.com.br

 O processo de seleção será realizado por meio de aula-teste, no dia 19 de maio, segunda-feira, às 15h, no Cine-Teatro da Biblioteca.   Todas as atividades de formação do Manguinhos em Cena são gratuitas.

O resultado da seleção deverá ser divulgado até terça-feira, dia 20.O participante selecionado inicia as aulas no dia 21, quarta-feira, no módulo de Construção de personagens com as professoras Ana Carina e Tania Gollnick integrantes da Companhia do Gesto.  As aulas do projeto são sempre quartas e quintas, de 14h às 19h.

Os interessados devem ter disponibilidade para esse horário até outubro deste ano, pelo menos.

                                                                                            manguinhos em cena

Idealizado e coordenado pela Companhia do Gesto e pela Zucca Produções em parceria com a Biblioteca Parque de Manguinhos, o projeto Manguinhos em Cena é um dos laboratórios do Palavra Lab das Bibliotecas Parque estaduais e  integra o Programa FAVELA CRIATIVA. O programa é resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com recursos de R$ 14 milhões, provenientes da própria Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.  O FAVELA CRIATIVA é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural, além disso estabelece canais de diálogo entre estes jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais Manguinhos em Cena em 2014 consolida a formação de um núcleo cênico residente da Biblioteca Parque de Manguinhos, com 15 integrantes que se mantiveram no projeto desde 2012.

O projeto contou com a seleção de outros 12 novos participantes no fim de 2013 e, agora, abre uma nova fase de testes para preencher 6vagas.  Os novos participantes vão se juntar ao grupo e passar pelo processo de preparação por meio de oficinas, visando à formação e à consolidação de um núcleo teatral preparado para atuar artística e socialmente – com estrutura própria e sustentável – e desenvolver uma identidade própria para sua expressão teatral. Os novos integrantes das seis vagas poderão ainda, compor o quadro de produção do espetáculo do primeiro espetáculo do Manguinhos em Cena, “Sintonia. Suburbana”, que estreou em 2012 e volta em cartaz e vai circular, a partir de julho, por outras bibliotecas, teatros e espaços alternativos e comunitários da Secretaria Estadual de Cultura (SEC).

O novo grupo reúne pessoas que nunca tiveram contato com o teatro e outras que precisam trabalhar e qualificar melhor seus talentos. Um exemplo de sucesso é o aluno Evaldo de Andrade, morador da comunidade do Jacarezinho, que participou do projeto em 2012 por acaso e sem nenhuma expectativa. Atualmente, ele exerce o ofício de ator na novela “Joia Rara”, da TV Globo, continua no projeto e vai aproveitar as aulas na Biblioteca Parque de Manguinhos, mesmo já tendo conseguido seu DRT de ator (Documento de Registro Técnico). 

“Todas as aulas foram importantes para minha formação.  No momento do teste na TV Globo, estava nervoso, mas coloquei em prática tudo o que aprendi nas oficinas do projeto Manguinhos em Cena, e deu tudo certo. Aconselho os iniciantes a aproveitarem, ao máximo, a oportunidade e, assim como eu, não faltar a nenhuma atividade do grupo” – sugere Evaldo.

O objetivo do projeto é construir um pensamento de arte coletiva e teatro de grupo, característico das companhias de teatro, e oferecer formação artística com um grupo de excelência de oficineiros. Cada participante, além de estar em cena, exerce várias funções no processo artístico, como cuidar de todos os aspectos e áreas técnicas de um espetáculo, da criação e da montagem dos cenários, passando pela composição da trilha sonora, pela construção da dramaturgia, dos figurinos e até cuidar do camarim e montar o som.

Sobre as oficinas

Manguinhos em Cena terá sete meses de oficinas livres sequenciais, em nove módulos, além de atividades extras monitoradas (produção, monitoria de aulas nas oficinas para crianças e adolescentes, intervenções artísticas e performáticas na comunidade e na biblioteca, idas ao teatro, produção, recepção e estágios de montagem técnica com os espetáculos e grupos que se apresentarem no Cine-Teatro da Biblioteca em 2014).  Ao todo, o projeto Manguinhos em Cena terá carga horária de 10h semanais (308 h/aula totais), com atividades divididas em dois dias da semana, quartas e quintas-feiras, à tarde; mais as atividades extras para os participantes.   Todas as atividades de formação do Manguinhos em Cena são gratuitas. Para acompanhar a agenda do grupo e as atividades, acesse e curta a página no Facebook (www.facebook.com/manguinhosemcena).

LOCAL: Biblioteca Parque de Manguinhos, vinculada à SEC

ENDEREÇO: Av. Dom Hélder Câmara, 1184 – Manguinhos

INFORMAÇÕES:www.companhiadogesto.com.br/manguinhosemcena,manguinhosemcena@companhiadogesto.com.br e (21) 2334-8915 (Priscila ou Helaine)